FISIOLOGISMO POLÍTICO

FISIOLOGISMO POLÍTICO

“Desde os primeiros tempos de família humana, existem criaturas confundidas nos falsos valores do mundo. Entretanto, bastaria meditar alguns minutos na transitoriedade de tudo o que palpita no campo das formas para compreender-se a soberania do espírito. Consultai a pompa dos museus e a ruína das civilizações mortas. Com que fim se levantaram tantos monumentos e arcos de triunfo? Tudo funcionou como roupagem do pensamento {...}”. (Emmanuel).

Fisiologismo é a parte das relações políticas, caracterizada pela troca pela troca de favores ou benefícios pelo cumprimento de ações públicas. Absolvição de parlamentares corruptos em troca de descontingenciamento de verbas públicas, compartilhar, incorporar. Prática política em que os partidos aderem ao governo em troca de cargos em órgãos públicos e empresas estatais, a despeito de divergências ideológicas ou programáticas. Distingue-se do clientelismo, que compreende relações de troca de favores entre políticos e eleitores. No Brasil, o PMDB apoiou o Governo Fernando Henrique Cardoso e o Governo Luiz Inácio Lula da Silva em troca de cargos em vários ministérios e estatais. Software do fisiologismo.

- “O governo vai oferecer milhares de cargos públicos a deputados e senadores em troca de apoio no Congresso”. Um programa de computador vai monitorar o índice de fidelidade. A presidente Dilma Rousseff considera o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) a personificação do fisiologismo. Em conversas reservadas, diz que os peemedebistas, antes mesmo de assumir o comando da Câmara, já era adepto de estratégia de pressionar o governo e os empresários a fim de conseguir cargos, emendas e, assim, manter-se poderoso e influente entre eles. Cunha não deixa por menos, chama Dilma de incompetente, zomba de sua propalada intransigência com a corrupção e não se cansa de tentar esvaziar seu poder.

Receita conhecida: Acuada por investigações do Tribunal De Contas da União e da CPI da Petrobras, a presidente Dilma resolveu entregar aos “féis” pedaços da administração. Um estranho no ninho. - O pacote também prevê uma reforma ministerial. Os petistas ligados ao presidente Lula pressionam para que o ministro Aloizio Mercadante deixe o cargo. É uma confusão dos diabos no governo Dilma e ninguém se entende. A inexperiência política transborda o Palácio do Planalto e o desespero toma conta do Partido dos Trabalhadores, em virtude da maioria dos petistas estarem enrolados no esquema de corrupção na Petrobras.

A Polícia Federal vem executando um trabalho digno de nota e resta tão somente que a justiça faça o seu papel colocando na cadeia os políticos corruptos brasileiros e, que os mesmos não sejam beneficiados com prisão semiaberta e domiciliar e que não aconteça fatos lamentáveis como o que se processou com o ex-ministro José Dirceu, que foi beneficiado pelo Supremo e continuou na sanha maldita da corrupção. Segunda explicita a Revista Veja na titularização “Eu, caçador de mim”, políticos denunciados atacam as instituições que eles deveriam preservar e assim fragilizam o próprio sistema que os mantém. “Causam perplexidade alguns métodos que beiram a intimidação”. Renan Calheiros, em nota da mesa do senado, criticando a ação da Polícia Federal contra Collor.

“Eu não respeito delator, até porque estive presa na ditadura militar e sei o que é. Tentaram me transformar numa delatora”- Dilma Rousseff, ao censurar os acordos de delação premiada feitos pelo Ministério Público e retificados pela justiça. “Medidas dessa ordem buscam apenas constranger o destinatário, alimentar o clima de terror e perseguição.” Fernando Collor de Mello, sobre a Polícia Federal e o Ministério Público. “É tudo vingança do governo. Parece que o Executivo quer jogar a sua crise no Congresso”. Eduardo Cunha, acusando o governo de orientar o Ministério Público para prejudica-lo. Mas, como tem santinhos na política brasileira. Eles queriam ou desejavam que a Polícia federal fizesse vista grossa em toda roubalheira que se espalha pelo Brasil em todas as regiões.

É espantoso que essas autoridades tenham a missão de zelar pela estabilidade e pelo fortalecimento das instituições nacionais. E, no entanto, quando acusadas no âmbito da Operação Lava – Jato, são as primeiras a acionar esses canhonaços contra as instituições. Fala-se, aqui e ali, de uma “crise institucional”. Não existe nenhuma crise institucional. As investigações e denúncias, os indiciamentos, as sentenças, tudo é prova real de que as instituições estão isso sim, funcionando a todo vapor. A sombra de uma crise institucional é apenas a fabricação interesseira de políticos sob suspeita.

O caso Romário. Será que o craque brasileiro e senador da república estará mesmo envolvido em falcatruas? O mar não está para peixe. Uma conta milionária era um banco suíço - não declarada à Receita Federal tisna o discurso moralista do senador Romário e pode dar alegria a seus vários credores segundo informa o jornalista Thiago Prado E Leslie Leitão da Revista Veja. O ex-craque na tribuna, de onde dispara lições de vida e denuncia falcatruas. O extrato da conta está de posse do Ministério Público. Teria sido um deslize ou uma falta de ética de citados jornalistas contra Romário. Onde eles teriam conseguido esse extrato de contas em nome de Romário de Souza Faria? O caso criou uma celeuma muito grande e a Revista teve que pedir desculpas a Romário.

Veja reconhece erro e pede desculpas a Romário. Em seu perfil no Instagram e em sua página na internet, o senador Romário de Souza Faria publicou informação de que recebeu do banco suíço BSI um documento enviado àquela instituição financeira às autoridades daquele país. “Nós estabelecemos como certo que este extrato bancário é falso e que o Sr. Romário de Souza Faria não é o titular desta conta em nosso banco na Suíça”. “O extrato em questão foi publicado há duas semanas por Veja como prova de que Romário era titular de uma conta bancária na Suíça com saldo equivalente a 7,5 milhões de reais”. O comunicado do BSI não deixa dúvida sobre as adulterações no documento e pede às autoridades que investiguem a autoria da falsificação.

Por ter publicado um documento falso como sendo verdadeiro, VEJA pede desculpas ao senador Romário e aos seus leitores. Esse pedido de desculpas não veio antes porque até à tarde desta quarta-feira ainda pairavam perguntas sem respostas sobre a real natureza do extrato, de cuja genuinidade VEJA não tinha razões para suspeitar. A nota do BSI dissipou todas as questões a respeito do extrato. Ele é falso. A investigação desse episódio, no entanto, continuará sendo feita por VEJA. Estamos revisando passo a passo o processo que, sem nenhuma má fé, resultou na publicação do extrato falso nas páginas da revista, evento singular que nos entristece e está merecendo toda atenção e cuidado para que nunca mais se repita.

Quem teria proporcionado essa “brincadeira” de mau gosto com Romário? Somente pedido de desculpas não resolve o caso e as autoridades judiciais devem investigar de onde partiu essa documentação falsificada. Olhem bem, vão sumir 57,6 bilhões! A redução da meta fiscal diminui ainda mais a confiança dos investidores na economia brasileira, faz o dólar subir à maior cotação em doze anos e expõe as dificuldades de Levy para reequilibrar as contas públicas. Um atraso programado. O Brasil ficará de fora do acordo mundial de eliminação das tarifas de importação, em um protecionismo que lembra a malfadada reserva de mercado.

Entulho da história. Em camaradas, o inglês Robert Service narra a ascensão e a queda do comunismo. E atesta: violência e autoritarismo estão na essência dessa decrépita doutrina. Estátua de Lenin é posto abaixo a queda da ditadura comunista na Romênia em 1990. Todo mundo sabe que o comunismo é uma doutrina falida e podemos até citar o caso do Brasil, onde muitos defendem essa ideologia e condenam os militares por terem derrubado, pois se ela se implantasse no Brasil a situação seria muito pior do que a de hoje. Será que nós não estamos sendo governados ainda com esses resquícios? Fernando Gabeira em entrevista diz: “Sou cético quanto à chance de a presidente achar um caminho”.

Ex- integrante do PT, o jornalista diz que a crise no País seria superada se Dilma Rousseff começasse a governar de forma convincente, mas não acha que isto esteja no horizonte. Ele afirma que a presidente criou um sistema ou situação que ajuda a paralisar o País. “Há fluxos e refluxos nos movimentos de rua. Os brasileiros estão esperando as saídas institucionais”. “Sobre a possibilidade dita por Lula de deixar este velho PT para trás e formar um novo, acho difícil pensar em renascer sem reconhecer os erros que está cometendo e pelos quais está sendo julgado”. Lula já é investigado por suposto tráfico de influência. Lula passou a ser investigado por suposto tráfico de influência, em inquérito aberto pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal.

Os procuradores querem saber se houve intermediação do ex-presidente junto a políticos de outros países para que a construtora Odebrecht conseguisse contrato de obras. Investiga-se também se tais obras foram beneficiadas com dinheiro do BNDES. O inquérito está aberto desde o dia 8 de julho, mas a sua instauração só foi anunciada oficialmente no dia 15. A investigação sobre a conduta de Lula abrange o período de 2011 a 2014, e países como Panamá, Venezuela, Cuba, Gana, e Angola.

O MPF quer investigar também as se as viagens para tais países foram pagas pela Odebrecht. Lava – Jato: Dá mesmo para perder a conta? A Polícia Federal divulgou na semana três novas cifras atualizadas da Operação Lava – Jato: R$ 6,2 bilhões – prejuízo admitido pela Petrobras, decorrente de corrupção. R$ 126 milhões de prejuízos referente ao montante que foi depositado em contas de operadoras de lavagem de dinheiro. R$ 19 bilhões – o quanto a Petrobras deixou de ganhar devido às propinas. O rastro da propina na Campanha Dilma.

Levantamento nas contas da presidente mostra relação entre pagamento de propina e remessas de dinheiro do PT para empresas de fachada. Notas subfaturadas também serviram para fraudar o custo oficial da eleição. Eduardo Leite então vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Leite disse em delação premiada ter pagado propina ao PT por meio de doações eleitorais. Falou que a sugestão do acerto foi feita pelo tesoureiro do Partido dos Trabalhadores João Vaccari Neto e teria envolvido pagamentos de até R$ 10 milhões.

Na prestação de contas da campanha de Dilma consta uma doação da Camargo Corrêa de R$ 2 milhões no dia 29 de setembro de 2014. E os oito restante onde estão? Dois dias depois, o PT repassa à gráfica VTPB cerca de R$ 800 mil em dois TEDS. Outros R$ 405 mil são depositados na conta da fiscal Comunicação, também em dois Teds. As duas empresas são investigada a pedido do TSE. Gerson Almada – então vice-presidente da Engevix, Gerson Almada confirmou à justiça o pagamento de propina via doações eleitorais. Em depoimento, disse que doou para a campanha do PT a pedido de Milton Pascowitch e de João Vaccari Neto, a quantia de R$ 1milhão e quinhentos mil reais. (Fonte: Revista “Isto É”).

Ricardo Pessoa – Dono da UTC Engenharia, Pessoa confirmou em delação premiada ter feito pagamentos de propina à campanha de reeleição de Dilma. Disse que foi pressionado pelo tesoureiro do Edinho Silva a fazer a doação para manter contratos com a Petrobras. Valor dois milhões e quinhentos mil reais. No dia 2 de outubro de 2014, a Engevix deposita na conta da campanha de Dilma R$ 1 milhão e quinhentos mil reais. No mesmo dia o PT repassa R$ 156 mil reais para a UMTI, citada no pedido de investigação do ministro do TSE, Gilmar Mendes, A PF como empresa suspeita. Outros R$ 64,7 mil vão parar na conta da Dialógica Comunicação, empresa de assessor de Edinho.

Como revelado pela Revista “Isto É” a UTC depositou três parcelas de R$ 2,5 milhões. A primeira delas foi em 5 de agosto e no mesmo dia o PT usou o dinheiro para pagar o publicitário João Santana. No dia 27, após a transferência de nova parcela da UTC, o PT realizou pagamentos de quase 2,4 milhões a VTPB e a Focal Comunicação, ambas suspeitas de servirem de fachada para lavagem de recursos. Diga como os eleitores não apaixonados ou alienados poderão acreditar num governo repleto de mentiras e recheado de corrupção? Pode Freud? As suspeitas da Operação Lava – Jato e do TSE é que o material gráfico tenha sido usado para legalizar recursos irregulares usados na campanha.

As notas subfaturadas – O PT estimou em R$ 14,62, segundo Edinho Silva , o valor de 6,5% de 30 mil santinhos. No mercado o preço médio deste material é de R$ 21 reais. A nota do VTPB de R$ 22.187,50 para 355 mil cards. No mercado o valor médio deste material é de R$ 41.800. As investigações pedidas pelo ministro Gilmar Mendes deverão comprometer ainda mais o tesoureiro Vaccari do PT, no crime de lavagem de dinheiro. Os problemas na prestação de contas da Dilma vão além do suposto subfaturamento. Há notas fiscais que, de tão genéricas, tornam-se indecifráveis para melhor dos investigadores.

Uma nota em nome da Bangraf, por exemplo, indica a produção de 200 mil folhetos, sem registro de medidas, gramatura de papel ou mesmo seu conteúdo. A suspeita de que a campanha de Dilma possa ter sido usada para lavar dinheiro sujo do Petrolão foi motivo de questionamentos da CPI da Petrobras. Para os integrantes da força – tarefa da Lava Jato, não há dúvidas de que Vaccari, preso desde abril, tinha conhecimento total do esquema. Os procuradores que investigam o Petrolão tentam agora saber até que ponto Dilma e Lula sabiam sobre a origem dos recursos da campanha petista. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- JORNALISTA PROFISSIONAL-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 06/08/2015
Código do texto: T5336997
Classificação de conteúdo: seguro