Amplos Poderes

Dada à presença e importância esmagadora do capital nas sociedades ocidentais, e mesmo em todo o mundo, como não admitir que a “clientela anunciadora não exerça a mínima influência sobre a parte redatorial de um jornal”?

Donde se conclui que, basicamente, só se publica o que for do agrado dos anunciantes. Caso contrário, os anunciantes fogem do jornal e ele deixará de vender e, depois, de circular pela ausência de patrocínio.

Trata-se da situação mais natural num mundo onde o capitalismo predomina, embora tudo deva ou devesse convergir para o social. Como pode um periódico sustentar com independência determinada posição ou linha de pensamento se essa conduta é contrária aos interesses daqueles de quem se depende para o fortalecimento do veículo?

Terá sido por isso que o JB deixou de existir?

O governo, por exemplo, é um dos grandes anunciantes de um jornal. Se o jornal diverge da maneira pela qual o governo atua, será natural que ele não passe a dispor dos anúncios do governo. E só poderá se manter se tiver uma soma de anunciantes capaz de compensar a perda dos anúncios do governo. Sendo obviamente esse anunciantes anti-governistas.

Sendo o objeto da imprensa a informação e, por extensão, a formação da opinião pública, podemos concluir que teremos prioritariamente acesso àquilo que os interesses comerciais determinarem. O que não precisa e não tem necessariamente que corresponder ao verdadeiro núcleo de determinada questão.

Do que se pode inferir, por exemplo, que a inflação pode ser muito maior que os índices anunciados pelo governo ou muito menor que os proclamados pelos anti-governistas.

Nada falamos de novo. Apenas quisemos lembrar o poder enganador (e corruptor) que o dinheiro tem.

Rio, 10/07/2015

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 10/08/2015
Código do texto: T5341092
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.