Apenas uma Suposição

Há poucos dias, senão ontem, vimos um vídeo no Facebook mostrando a ocorrência de um arrastão no interior de um dos trens do Metrô. O que motivou a exclamação de um poeta amigo: “Chi, até no Metrô? Então é melhor nem sair de casa”!

Subimos o elevador do prédio e nos deparamos com cartaz advertindo quanto a telefonemas de pessoas comunicando a necessidade de troca de encanamentos ou tubulações, a cargo de determinada empresa. Quando, na verdade, o objetivo por trás dessa mensagem pode ser o de marcar dia e hora com o morador, ter acesso ao seu apartamento e roubar tudo o que for possível. A exemplo do que acontece com falsos e-mails que recebemos. Cobrando contas ou anuidades que acabamos de pagar no dia anterior só para a introdução de vírus em nosso computador.

Na TV assistimos a outra modalidade de ação delituosa. Dois homens chegam com malas à recepção de um hotel. São atendidos como se fossem futuros hóspedes, mas logo anunciam o assalto.

A afirmação pode estar longe de ser categórica, mas tais procedimentos criminosos inovadores podem estar fundamentados, ao menos indiretamente, no número de casos de corrupção que vêm assolando o país. Muitas vezes com acobertamento de autoridades do governo. Como no caso da Petrobrás, cuja direção deveria ter sido afastada, ao menos até que os ilícitos fossem esclarecidos, face ao profundo golpe sofrido por uma das nossas maiores empresas.

Como sabemos, os ladrões e aproveitadores de qualquer natureza não são apenas “pés de chinelo”. Têm instrução e alguns até curso universitário. Em condições, portanto, de estarem antenados com tudo o que de bom ou mal está ao alcance ou afeta a população.

Rio, 23/01/2015

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 11/08/2015
Reeditado em 04/06/2018
Código do texto: T5342240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.