Reflexão de um desocupado solitário

Toda reflexão, ainda que seja divulgada por qualquer meio, serve, a princípio, para a fonte geradora da reflexão. Ou seja, para a criatura da qual a reflexão saiu.

Feita este esclarecimento, que, aliás pode me impedir de apanhar, vamos lá:

A sua opinião a seu respeito é mais importante do que a opinião alheia para a elevação e manutenção da sua auto-estima. Mas se a opinião dos outros não tem a mínima importância para você, cuidado, você está desperdiçando a oportunidade valiosa de quem vê de fora. E para esta questão este é um prisma muito interessante.

No entanto, nem toda pessoa que não seja você e emite uma opinião a seu respeito está de fato vendo de fora e, portanto, sua opinião deixa de ser imparcial.

O lado bom disto é que terá de avaliar cada caso e isto o fará crescer, desenvolver a sua perspicácia. O lado não tão bom é que de primeira talvez você não veja desta forma.

Na mesma medida quem você se respeitar o fará também com seu semelhante. Se o fizer acima deste limite não será respeito, mas subserviência. Se o fizer abaixo é sinal de falta de compreensão de que ele é seu semelhante. Está iludido a respeito do seu próprio e suposto alto valor. Vale lembrar que semelhantes não significa dizer idênticos.

Quando atingir o patamar de se admirar, pela utilidade que tem à humanidade, companheiros de jornada, e não pela beleza que os cegos da alma costumam apreciar, vai sentir-se bem consigo mesmo. Isto inclui conhecer e aceitar as suas limitações. E aí então passará a enxergar a beleza de um mundo que tem muita coisa feia. Mas quem em cada uma destas pode ter um agente modificador que a torne linda, no caso você.

Vai perceber, então, que você é capaz de fazer a diferença no mundo. Ainda que seja no mundo de alguém, ou de alguns poucos que estão por perto. Vai perceber que seu sorriso espontâneo é capaz de aquecer uma alma cuja incompreensão de sua própria beleza esfriou.

Mas vai perceber também que à medida que ama, seu raio de ação amplia-se. E que seu vazio existencial é preenchido pela grandeza de realmente viver.

Pois alguns seres pensantes, insanamente, vivem para buscar a felicidade. Outros, automaticamente, depois do encontro consigo mesmos, tem tanta felicidade que precisam compartilhá-las.

Carinhosamente,