PN corre risco de perder alguns pontos turísticos

O bairro de Ponta Negra corre o risco de perder alguns de seus pontos turísticos. O Morro do Careca localizado em Ponta Negra (Natal/RN) é um dos cartões postais de Natal/RN, um ponto considerado como turístico e natural no bairro natalense de Ponta Negra.

A maioria dos pontos turísticos de algumas cidades é natural. São formados pela ação da natureza, por processos biológicos, geológicos e climatológicos dando resultados geográficos, como morros, falésias, lagos, uma infinidade de formações e conformações da superfície terrestre que são chamadas de acidentes geográficos.

Até as configurações físicas e políticas exercidas pelo homem, as territoriais que determinam espaços geográficos dão resultados inesperados, tal como o estado do RN assemelhar-se ao contorno de um elefante (“O Elephante de Shiva”, publicado em Nov/2012 no jornal “O Mossoroense” – Mossoró/RN).

Diversas cidades encontradas no RN lembram outras localidades do Brasil e do mundo, Paraná, Alexandria, Salt Lake City (Lagoa Salgada), e outras. Ultimamente a natureza ofertou em Ponta Negra, mais dois pontos que são visitados por moradores locais e visitantes que chegam à cidade.

O calçadão da praia de Ponta Negra que vem sendo destruído por ações das ondas, diante um mar revolto tornou-se uma atração onde se pode ver a ação do mar em uma escala muito reduzida ao que acontece em países orientais que já estão inseridos e acostumados com as ações da natureza como maremotos, terremotos e tsunamis. Outro ponto turístico que a natureza ofertou em Ponta Negra foi um prédio em construção que teve sua estrutura partida, por uma falha de calculo em suas fundações, sobre terreno arenoso. O prédio também tem proporcionado um grande aporte de curiosos a visitar o local provocando um aumento de demanda turística ao bairro.

O ritmo de vida está cada vez mais acelerado, até a natureza tem sua velocidade aumentada modificando cada vez mais rápido o ambiente e o meio ambiente em que vivemos. É como estar dentro de um carro trafegando em uma estrada, olhar pela janela e ver a paisagem passar rapidamente.

Hoje tudo acontece muito rápido, sem nos darmos conta. Este texto está sendo escrito nos últimos dias de março. E quando alguém ler, depois de publicado ou postado, já será o mês seguinte, começado pelo dia primeiro de abril.

Natal/RN

Parnamirim/RN - 30/03/2013 Roberto Cardoso (Maracajá)

Cientista Social Jornalista Científico

Sócio Efetivo do IHGRN (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 13/08/2015
Código do texto: T5344502
Classificação de conteúdo: seguro