Morro do Careca será arrasado em prol da praia de PN.

O Morro do Careca localizado em Ponta Negra (Natal/RN) será devastado, desfeito tendo seu material retirado para recuperar a praia de Ponta Negra que tem perdido espaço pela ação das ondas do mar em períodos de ressaca e maré alta. Estudos foram feitos e constatou-se que boa parte da areia que constituía a praia de Ponta Negra foi arrastada pelos ventos formando o Morro do Careca. Sendo assim a praia poderá ser recomposta com a sua própria areia, retirada pelos ventos, sem prejuízos ao ecossistema litorâneo.

A paisagem se rende ao progresso e à tecnologia. Tal como o morro do Castelo, um acidente geográfico, no Rio de Janeiro, um dia foi retirado atendendo a uma reforma urbanística, para abrir espaço ao necessário crescimento da cidade. Com o material retirado no desmonte do morro, foi possível aterrar locais onde se fazia necessário ao crescimento da cidade.

A descomposição do Morro do Careca ainda se justifica pelos avanços tecnológicos alcançados, que hoje permitem a reconstrução do morro a qualquer momento, por efeitos holográficos. Podendo ser feito e refeito de acordo com a demanda e necessidade turística, podendo aumentar ou diminuir sua altura, a quantidade de mata nativa ou a marca de areia que o caracteriza atualmente. Aos futuros saudosos, ainda terão algum tempo para tirar fotografias e arquiva-las em suas mídias graváveis, ou em nuvens para deleite de futuras gerações.

O Moro do Careca não será o primeiro monumento turístico a sair das vistas das pessoas para ficar na memória. O estádio de futebol Machadão, também deu espaço ao progresso e desenvolvimento, as necessidades urbanas da cidade, tal como o estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. Com o avanço tecnológico a paisagem já não se faz necessária, é possível destruí-la, construí-la e reconstruí-la com detalhes, agregando valores visuais e cromáticos.

Futurismo e desenvolvimento estão em toda parte. Os sinais do desenvolvimento econômico na Avenida Paulista (São Paulo/SP) e na Avenida Rio Branco (Rio de Janeiro/RJ) estão presentes na capital do Rio Grande do Norte/RN. A Avenida Salgado Filho, local onde começa a ser desenhado o centro nervoso político e financeiro da cidade. Prédios com duas torres estão sendo construídos, sendo uma torre residencial e outra torre comercial facilitando o acesso aos escritórios, uma tendência do trabalho em casa ou próximo de casa.

Hoje tudo acontece muito rápido, mudanças rápidas e radicais, sem nos darmos conta. Como exemplo este texto, que está sendo escrito nos últimos dias de março. E quando alguém ler, depois de impresso em algum jornal ou postado na internet, já será o mês seguinte, começado pelo dia primeiro de abril.

Natal/RN

Parnamirim/RN - 30/03/2013

Roberto Cardoso (Maracajá)

Publicado em 01/04/13

Jornal de Hoje

Natal/RN

Outros textos:

http://www.publikador.com/author/maracaja/

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=173422

http://www.publikador.com/author/rcardoso277/

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 13/08/2015
Código do texto: T5344505
Classificação de conteúdo: seguro