AMOR CASTO

Para mim o melhor romance de todos os tempos é o "Dom Quixote", de Cervantes. É hors concours. Não tem Guerra e Paz, Crime e Castigo, Madame Bovary, A Montanha Mágica... Não falo do Ulisses de Jpyce porque nunca consegui lê-lo, é só para sumidades, para os que têm um QI muito elevado.

Bom, voltando ao "Quixote", quando releio alguns trechos que grifei, rio muito, os sonhos do grande cavaleiro eram mesmo impossíveis e faziam rir. Enquanto ele era um visionário, Sancho Pança tinha os pés no chão. Uma dupla arretada.

Dia desses um amigo me mostrou um trecho do romance, sinceramente tinha me passado despercebido, algo parecido com a letra traduzida por Chico Buarque paraa música Sonho Impossível. Diizia o seguinte: "Sonhar um sonho impossível, sofer a angústima implacável. Pisar onde os bravos não ousam. Reparar o mal irreparável. AMAR UM AMOR CASTO À DISTÂNCIA. Enfrentar o inimigo invencível. Tantar quando as forças se esvaem. Alcançar as estrelas. Essa é a minha busca".

De tudo o que mais me chamou à atenção foi esse amor casto à distância. Era simplesmente a parte do sonho mais impossível. Sim, porque o Quixote poderia atpe se manter casto, com toda aquela armadura, mas e dona Aldonza Lorenzo que ela tranasformou no seu sonho em Dulcinéia del Toboso? Será que deixou-a com cinto de castidade? Digo isso porque mesmo naquela época era difícil os cavaleiros e soldados que iam para as guerras não levarem um par de chifres. Foi o que faltou no romance, Cervantes enfatizar a crnice dedo Dom Quixote, essa história deamor casto à distância nem em romance. Nem ontem e nem hoje. Não exise. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/08/2015
Código do texto: T5346510
Classificação de conteúdo: seguro