Cataratas do Rio Potengi

O Rio Potengi nasce em Cerro Corá/RN, com sua sede municipal tendo pouco mais de 500 metros de altitude. Percorre um leito sinuoso no interior do RN, até o litoral, onde desemboca no oceano dividindo a capital potiguar em litoral norte e sul. O delta do Rio Potengi corre por lençóis subterrâneos que justificam a presença de água doce em pouca profundidade na Praia de Ponta Negra, litoral sul de Natal. Devido ao baixo relevo do estado o rio tem um percurso sinuoso e não há presença de cachoeiras ou cataratas, somente algumas represas que sangram com um aumento do regime de chuvas.

O termo catarata também é definido na literatura médica patológica como uma deficiência visual que torna o cristalino opaco tornando as imagens turvas. Começa e acentua-se com o aumento da idade. Deficiência que altera a acuidade visual das pessoas, resolvido com uma intervenção cirúrgica.

Podemos fazer uma breve análise de correlação com o rio potiguar, a deficiência visual e o histórico dos primeiros ocupantes da região até os dias de hoje, tal como o aumento da idade de uma pessoa, o aumento de idade de uma sociedade.

Observando o que resta de mata nativa hoje, na região do Rio Potengi, como exemplo a mata do Parque das Dunas. Trata-se atualmente e tratava-se tempos atrás de uma mata densa aonde pouco chega ou chegava a luz solar. Uma mata com poucas árvores de grande porte. Vegetação contorcida pela falta de luz, incidências de ventos e precariedade de água. Aumentando ainda as carências de luz por forte nebulosidade em algumas épocas ficando difícil determinar a posição do Sol, impossibilitando marcar e determinar uma trajetória a ser seguida.

Os nativos e antigos moradores não tinham uma arvore alta para subir e uma vista para mirar. Quer seja uma serra, um pico ou uma elevação vista ao horizonte, uma direção a seguir. Devido ao baixo relevo, nas margens e no estado, muitas vezes quase plano. Relevos (dunas) que se modificavam com o regime de ventos. Olhando para o mar, uma visão monótona, um horizonte marítimo sem acidentes geográficos que causam uma dificuldade em determinar um local na imensidão, a direita ou a esquerda, antes ou depois de uma determinada ilha, ou mesmo uma formação rochosa.

Hoje observamos uma região com um grande volume de automóveis percorrendo avenidas que historicamente conduziam a um determinado destino conhecido. Percorrem-se avenidas já conhecidas, que um dia foram caminhos que conduziam ao mar ou a alguma lagoa. Caminhos que se tornaram estradas, chegando hoje ao título de avenidas. Por outro lado a prefeitura não promove novas alternativas de deslocamento, seja por sinalização ou novos caminhos que proporcione oferecer novas opções de se chegar a um mesmo local, por caminhos diferentes e deferentes.

No comércio é muito comum observar e ouvir reclamações de determinados comerciantes e de algumas modalidades comerciais. Quando um comércio prospera vários outros similares aparecem abrindo concorrência com o inicial, não importando se o novo proprietário tem ou não experiência no ramo. Aproveitando-se da visão de

outro, por obsevar que alguém parece estar obtendo lucros, surge um concorrente. Um novo comércio abre apostando todo seu capital financeiro para conquistar uma parcela daquele espaço, daquela clientela que o outro enxerga.

Circulando pelas ruas observam-se inúmeras conveniências e farmácias, padarias oferecendo café da manhã variado e a peso. Carros enormes ocupados apenas pelo condutor que insiste em usar o carro para ir a padaria, ocupando espaços em frente ao comércio em estacionamentos irregulares, dificultando a passagem de pedestres, justificando ter apenas aquele local para estacionar. Em contrapartida os depósitos públicos estão cheios de carros novos que seus proprietários não conseguiram pagar.

Varias faculdades, oferecendo os mais variados cursos de graduação com grande oferta de bolsas em nível de pós-graduação. Inúmeros cursos pré-vestibulares. Cursos de capacitação direcionados a quem já deveria estar capacitado.

Grande oferta de imóveis novos seguindo a onda de incorporadoras, empreiteiras e construtoras, com financiamento de programas do governo. Alguns shoppings construídos e em construção, de olho em novos inquilinos nos imóveis vazios. Nenhum cinema ou teatro particular em praças, ruas e avenidas, até que alguém se proponha a inaugurar algum e outros apareceram ao seu entorno. Interferências cirúrgicas no plano de desenvolvimento da Grande Natal proporcionaram uma melhor acuidade visual e uma melhor vascularização do transito.

Jornal de HOJE

Parnamirim/RN - 05/05/2013 Roberto Cardoso (Maracajá)

Outros textos:

http://www.publikador.com/author/maracaja/

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=173422

http://www.publikador.com/author/rcardoso277/

http://www.informaticaemrevista.com.br/

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 15/08/2015
Código do texto: T5346895
Classificação de conteúdo: seguro