Portais e Paradigmas

Natal/RN sediou (24 a 26 de abril de 2013), um simpósio internacional sobre educação baseando-se nos estudos e conceitos de Pierre Bourdieu, sociólogo frances (1930- 2002). Um dos mais renomados sociólogos dos últimos tempos

O evento bourdiesiano aconteceu na UFRN e contou com a presença de palestrantes, organizadores e ouvintes do Brasil, de France e de La Argentina, promovendo um encontro com uma diversidade de povos e com uma universalidade de conhecimentos. Não só a internet socializa o conhecimento, mas as instituições também tem esta responsabilidade, é a nova ordem social que incentiva a popularização do conhecimento e da informação, deixando de ser restrita a comunidade científica.

O ano de 2013 já lembrou Freire em Angicos/RN. Comemorou a data em que foram alfabetizados em 45 dias, 300 trabalhadores com o método Paulo Freire, com quarenta horas de aula. Freire foi um defensor de uma educação crítica, respeitando a cultura, a história e a sociedade do educando, com uma postura vigilante evitando praticas discriminatórias e bullying. E hoje o RN disputa os últimos lugares entre os estados brasileiros em taxa de alfabetização. Os melhores índices, do estado, as menores taxas de analfabetos, estão em Natal e Parnamirim (Tribuna do Norte, maio/2013).

Em 2012 a UFRN discutiu a acessibilidade à universidade com um congresso estadual. A acessibilidade para não só portadores de dificuldades de locomoção, mas também com dificuldades de inserção intelectual. Quer seja uma (in)capacidade intelectual ou de conhecimentos, alem ou aquém do desejado, definido e determinado pelas diretrizes educacionais. A incapacidade de inserção não é somente do aluno, mas dos educadores também.

Natal/RN vem vivenciando um boom da construção e da educação, com desesperos e atropelos no transito e nas faculdades. Paulo Freire e Pierre Bourdieu são apenas dois paradigmas a serem estudados, discutidos e respeitados. Neste momento de início de século surgem novas perspectivas interativas e de globalização, o mundo vai aos poucos se tornando um só.

Nos dias 30/05 e 01/06 próximos acontecerão eventos no IFRN. Um encontro nordestino para discutir didáticas no ensino. No dia 1º de junho também no IFRN acontece a Network Conference um evento de TI para TIs.

Encontros e desencontros vão discutindo novas diretrizes e realidades, buscando e traçando avanços e desafios. As faculdades como portais da educação precisam estar um passo na frente da informação e do conhecimento se quiserem preservar seus espaços e seus poderes no contexto da formação e educação.

O grande desafio está com os coordenadores, professores e gestores de todas as áreas educacionais, para alcançar o ritmo proporcionado pelas tecnologias da informação, colocando o conhecimento e a informação ao mesmo tempo ao alcance dos olhos e das mãos de cada um.

A informação está à disposição de todos. Bastando que tenha um acesso a internet, não importando ser inspetor ou servente, aluno ou atendente, professor ou coordenador, diretor, mestre, doutor ou acionista majoritário. Ou os portais da internet ocuparão seus espaços e cumprirão os seus papeis.

Jornal de Hoje

Parnamirim/RN - 12/05/2013 Roberto Cardoso (Maracajá)

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 18/08/2015
Código do texto: T5350046
Classificação de conteúdo: seguro