Algo assim...

Angústia, na verdade, é algo assim, vem e se instala, brota sem necessariamente ter sido semeada ou a semente, invisível, vem trazida pelo vento que sopra inevitavelmente em um dia de outono que em poucas horas virá inverno.

Tem tantos motivos para brotar que fica difícil até escolher um que seja a causa real de tanta dor: pode ser a incapacidade de se fazer algo em prol de quem se quer bem, pode ser uma doença em família, pode ser o desejo de algo melhor profissionalmente que acaba por não acontecer.

A verdade é que independentemente de qual fator tenha origem, a angústia asfixia , ou melhor, lebra-me do meu cão quando tentamos colocar uma roupa nele no inverno. O dito cujo empaca, não se move, treme. Nós, seres humanos, não ficamos empacados ou tremendo e quanto mais ficamos parados já que não temos "tempo" sequer para isso.

Tão paralisante é que fica difícill até escrever essa "catarse" a que me proponho nessa postagem. As idéias somem, os feitos acabam por ser burocráticos em alguma medida.

De qualquer forma, tenho a clara compreensão que isso não é algo que me assedie de forma individual. Na verdade, estou crente em exatamente o contrário, ou seja, vivemos em um mundo de angustiados. O que será amanhã? Serei vítima da violência, da fome , do desemprego? A doença do meu filho ou filha sarará? Como poderei planejar a minha vida se tudo é incerto e movediço? Independentemente da pergunta, pouquíssimas ou nenhuma resposta. Tudo fica em suspenso, tudo é intimidatório, tudo é incerto.

Bons tempos em que a maior angústia na vida da gente era saber qual era o presente de aniversário , dia das crianças ou natal. Hoje não há mais nada disso nem ao menos para as crianças.

As infelizes criaturas agora estão preocupadas com a aula de música, natação, tênis, línguas, escola regular e suas exigências e pouco para o encontro com o amigo ou amiga, as brincadeiras na rua, a anti-prisão dos condomínios fechados e apartamentos quando têm sorte de viverem em algum dos dois.

Angústia nasce assim, cedo, perpetua-se ao longo do tempo. Depois , todos nós ficaremos surpresos ao constatar que pessoas morrem jovens, muito jovens, empunhem fuzis, queimem índios e etc. Ver tudo isso acontecer frente aos nossos olhos e não poder fazer nada dá muita, muita angústia!

Alguém aí tem um remédio para não envelhecer e dormir até que o mundo volte a ser mundo?

André Vieira
Enviado por André Vieira em 21/06/2007
Código do texto: T535998