O PARADOXO EXISTENCIAL NO MUNDO DE HOJE

Quarta-Feira, 2 de Setembro de 2015

Recentemente conheci e conversei com uma senhora de 97 anos de idade. E surpreendentemente ela estava em plenas condições físicas e mentais, só apresentando aquelas sensações de uma pessoa de muita idade, o que é normal nesses casos. Os modos lentos e serenos. Mas muito seguros.

E a título de brincadeira lhe disse que alcançar idade muito avançada é como receber um castigo do astral. Porque as circunstâncias que incidem nesse processo são muito profundas, a começar pelo aspecto moral pelo qual o mundo e a vida passam. E essas pessoas são as mais abalizadas para essa percepção, exatamente por atravessarem várias gerações em suas existências.

Daí que, neste século, uma pessoa oriunda do século passado, pode muito bem testemunhar todas as mudanças e alterações que se deram entre um e outro. E isto é de uma obviedade extrema, claro. Mas que, infelizmente, os mais novos não têm a mínima condição de nenhuma percepção a respeito.

E nos tempos do "Facebook", as surpresas são constantes. Diárias e ininterruptas nesse nosso cotidiano. E o que surpreende são as publicações que são expostas nele, cada uma mais surpreendente que a outra. E até poderíamos classifica-las como bizarras, tais as características que possuem.

Nesse utilitário costuma-se publicar de tudo. Desde fofocas à receitas. E nestas últimas, são de todos os teores, cores e sabores, haja vista que abordam sobre todos os temas. E mesmo não vendo, arriscaria dizer que já deve ter alguma que cure até a AIDS, tantas são as receitas expostas nessa rede.

E recentemente tomei conhecimento de uma ideia mais profunda com relação à maneira de viver nesse nosso cotidiano. E voltada para a perfeição de vida, digamos. Porque expõe um conteúdo de dez itens, que deverão ser obedecidos rigorosamente pelos seguidores na rede, impondo-lhes uma disciplina ferrenha e rigorosa. E desde já garantindo a todos uma vida feliz, tranquila, segura e duradoura. Tal processo leva o nome de "Deboísmo".

E abaixo relaciono os quesitos necessários para se alcançar venturas em nossas existências, garantindo um bem estar constante e definitivo em nossas vidas nesses tempos modernos:

"1- Não faça aos outros o que não quer que façam com você;

2- Em todas as coisas, faça de tudo para não provocar o mal;

3- Trate os outros seres humanos, as outras criaturas e o mundo em geral com amor, honestidade, fidelidade e respeito;

4- Não ignore o mal nem evite administrar a justiça, mas sempre esteja disposto a perdoar erros que tenham sido reconhecidos por livre e espontânea vontade e lamentados com honestidade;

5- Viva a vida com um sentimento de alegria e deslumbramento;

6- Sempre tente aprender algo de novo;

7- Ponha todas as coisas à prova; sempre compare suas ideias com os fatos, e esteja disposto a descartar mesmo a crença mais cara se ela não se adequar a eles;

8- Jamais se autocensure ou fuja da dissidência; sempre respeite o direito dos outros de discordar de você;

9- Crie opiniões independentes com base em seu próprio raciocínio e em sua experiência; não se permita ser dirigido pelos outros;

10- Questione tudo. "

Mas voltando ao início dessa assertiva, remetendo-nos à senhora quase centenária, caso ela tome conhecimento desse teor (Deboísmo), deverá, com certeza, morrer de tanto rir. Isto porque tais regras sempre existiram, ou quase todas, não há nenhuma novidade nisso. Mas parece que essa geração mais nova anda pra lá de deslumbrada com tudo o que aparece por aí. Principalmente na rede mundial.

E ela provavelmente diria aos mais jovens o seguinte: "Falta em vocês é um alto grau de percepção. Principalmente em não atentarem para as facilidades na vida de hoje, onde a parafernália eletrônica está aí ao dispor de todos, facilitando-lhes todas e quaisquer ações nesse nosso cotidiano. Coisas que não tínhamos no século passado".

Mas ela também poderia continuar em suas explanações, dizendo mais: "Tudo o que está aí não é novo. É, sim, modificado com e pelo auxílio da tecnologia, o que representa dizer que quase todas as ações e tarefas que antes eram exercitadas e executadas pelas pessoas, estão em grande maioria disponíveis nos muitos programas de computador, o que facilita sobremaneira suas execuções. Mas que retirou das pessoas essas possibilidades. E talvez seja por isso que o mundo esteja do jeito que está, com muita gente bisonha e ridícula".

Digamos, então, o seguinte: é bem provável que as mazelas humanas atuais, tenha origem na falta do que fazer das pessoas. Porque elas já não têm tanto trabalho físico e até intelectual, fazendo uso dessas modernidades, incluindo-se agora os tais de aplicativos, que estão aí para causar mais prejuízo ao humano, porque o coloca totalmente dependente de tudo.

E antes que queiram briga, esclareça-se que o "falta do que fazer", refere-se à parte laboral nas pessoas. Porque o trabalho maior está sendo desenvolvido pelo aparato tecnológico ao dispor de todos. E isso representa o progresso no mundo, o qual não se quer confrontar. Mas há a necessidade de todos perceberem as distorções criadas de um século para outro.

Por fim, seria necessário um entendimento perfeito, no sentido de que o mundo alcançando tanto progresso, poderia facilitar mais a vida das pessoas, evitando que elas descambassem para o mal, que é o que anda acontecendo nesses nossos dias modernos. E um dos piores fatores presentes em nossas vidas, e de forma desagradável, é a violência urbana. Mas o respeito mútuo também não está sendo observado por muitos. E isto é incompreensível e inaceitável, diante de tanto progresso tecnológico.

Mas não se espantem: há um termo que explica tudo isso e com muita facilidade de entendimento: PARADOXO.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/09/2015
Reeditado em 02/09/2015
Código do texto: T5367661
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.