O Perfeccionismo e Seus Males

Perfeccionismo. A primeira vista essa palavra é associada á virtude, a auto-estima e a todos os valores positivos. Todas estas pessoas que associam-se com esta suposta perfeição são consideradas as melhores no que fazem e é o exemplo a ser seguido e até mesmo imitado.

No entanto, por trás desse aparente e idealizado perfeccionismo, esconde-se algo cruel, por vezes até doente demais.

Porque isso aflige tanto assim algumas pessoas?

É pelo simples fato do perfeccionismo praticamente paralisar sua vida, isolar-se das pessoas que mais gosta e levar a coisas mais graves como depressão e até mesmo a morte. O problema disso tudo é que a sociedade aceita esse tipo de coisa por achar que isso é o caminho certo para a aceitação do individuo sendo inclusive valorizado como uma das principais virtudes. As pessoas que são consideradas perfeitas são tidas como exemplo para aquelas que são ditas como rebeldes e desajustadas. Mas nem tudo é flores, aliás quase nada são flores para elas, muito pelo contrário, são muito mais espinhos do que flores.

Por trás dessa suposta perfeição, se oculta uma pessoa insegura, nervosa e com medo excessivo de errar para não comprometer sua boa imagem perante aos outros. Acreditam ainda que se não fizer tudo certinho, as pessoas não irão gostar dele. Um errinho que seja e é o fim do mundo.

Há ainda outro tipo de perfeccionista que é o extremamente confiante que também é tão chato e tão xarope que inferniza qualquer um no trabalho, desvalorizando tudo o que este faz e exige deste uma perfeição que jamais atingirá porque ela simplesmente não existe. Diga isso pro perfeccionista!!

Uma das palavras que o perfeccionista diz é deveria. Deveria fazer isso, deveria fazer aquilo. E a outra é falha. Acredita que uma nota baixa em provas bem como um mau desempenho em qualquer área é considerada falha ou ainda pior, um fracasso estrondoso e apocalíptico. Até mesmo perder no videogame é uma falha imperdoável, não um erro normal e comum.

Outro problema para o perfeccionista é o desejo irrealizável. A pessoa, por exemplo, tem o desejo de ser um gênio em todas suas atividades, mas sabe que tem limitações e não pode fazer tudo sozinho. Mas para um perfeccionista esse desejo é perfeitamente normal e ele acaba não admitindo isso, pois acredita que é capaz de fazer tudo, mas acaba se perdendo em suas próprias culpas e angústias bem como a sua rigidez excessiva, a teimosia e a inflexibilidade aliada a uma meticulosidade em excesso, faz com que ele conclua nenhum trabalho.

E como consequências de tudo isso, perde-se os amigos, distancia-se da família e fica sem trabalho sem nem conseguir saber o porquê do motivo bem como tantas outras coisas.

Só existe uma maneira para combater esse tipo doente de perfeccionismo ou na pior das hipóteses, amenizar este mal.

É tentando e errando sem medo.

Deixar-se falhar. Permitir-se errar.

E persistir na tarefa não importando o resultado final e nem pensando em ser o melhor de todos e sim em ser verdadeiramente você mesmo.

O perfeccionismo, na maioria das vezes é uma desgraça. Sei disso porque também sou um perfeccionista e sofro muito com isso.

Por isso que digo a vocês. Lute contra isso ou adapte-se com isso, porque pode ser fatal se chegar ao extremo.

Sejamos acima de tudo, humanos.

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 03/09/2015
Código do texto: T5369080
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.