O FUTEBOL BRASILEIRO

O mundo ficou perplexo com o vexame da seleção brasileira de futebol na última copa do mundo realizada aqui, em nosso país, confesso que como todo brasileiro sonhador e patriota, até tinha alguma esperança, mas nada concreto, o que alimentava essa minha expectativa era somente o sonho de ser campeão, baseado apenas em superstição, na magia encantadora que a amarelinha provocava em nossos corações, agora, os tempos são outros, não dá mais para confiar em somente crendices

O Brasil sempre foi um celeiro na descoberta de grandes talentos para o futebol, antigamente, só isso bastava, os clubes revelavam os craques que eram distribuidos em grandes times mundo afora, depois retornavam para a seleção e davam espetáculo, isso, porque a um tempo atrás, grandes seleções eram basicamente formadas apenas por bons jogadores e, assim como tudo na vida evolui, o futebol no resto do mundo também evoluiu e o Brasil, além de ficar estagnado quanto a esse processo de evolução, deixou também de ser o maior exportador da matéria prima, portanto, somente produzir ótimos jogadores não é mais o suficiente, além disso, é necessário haver um trabalho de integração entre as equipes de base e as profissionais, passou também a ter vital importância a formação sócio-cultural do jogador e mais ainda, os gestores e técnicos do nosso futebol precisam se atualizar, estudar e compreender a sofisticação que envolve o futebol de hoje, que para formar grandes times e seleções, além de bons jogadores, é necessário a inserção de vários outros fatores intrínsecos.

Para recuperar o prestígio e o respeito que nos pertenceu outrora, será necessário, arregaçar as mangas, abaixar a cabeça, calçar os chinelos da humildade e procurar aprender de quem ensinamos um dia.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 03/09/2015
Código do texto: T5369163
Classificação de conteúdo: seguro