Mensagens que edificam - 95

Falar o que faz os ouvidos se deliciarem é interessante; escrever coisas que enchem os olhos de felicidade, apetece. Mas ser contundente quando as verdades mais duras já não são mais confidentes, pode ser que machuque e cause até um trauma, mas nada que seja mortal para a alma, que repousada na inexplicável calma sabe segredos que fogem o conhecimento da sensível carne. Quando se diz de algo que dói na alma, diz-se algo que realmente transponha a tolerância que a paz agora não salva, mas reduz o convívio a intrigas que fustigam a calmaria e expõe o mar à tormenta. Abrir os porões e as pequenas janelas dos sótãos deixa descoberto o que até então repousava sob o pó do conformismo. Uma ruptura com uma tradição pode ser bem mais que uma simples mudança de comportamento, e talvez chegue à total quebra da comodidade que disfarçada de paz, possa ser a maior expressão da tediosa e degradante estagnação. Não somos feitos à imagem e semelhança de postes e pilastras, nem somos meras pontes, somos como rios que nascem e correm, não para morrer no mar, mas se encontrar com o oceano e se descobrir mais água do que terra, dois terços do planeta. Um casamento perfeito não se desfaz com a morte, mas renasce nas cinzas da saudade para assim mostrar que o eterno nem sempre se veste de terno, mas se for terno poderá ser perpetuado como um delicioso e refrescante mergulho no passado. No meio da poesia também mora a nostalgia, sabendo que esta nunca sufocará o presente que é bem mais forte, por ser latente. Já dizia alguém que quem vive de passado é museu, porém o hoje só existe porque o ontem morreu. Não propositando transformar uma reflexão num poema, muitas vezes não consigo fugir do romantismo da pena, todavia se escrever é minha sina, depois de cada texto sou eu mesmo quem assina, e não obstante ainda que pareça fugir do contexto, eu só não quero o tempo todo ao tratar deste assunto ser gramaticalmente grotesco, mas farei do meu poetar um pretexto para morder e ao mesmo tempo soprar. Não querendo nunca sugar o sangue de quem quer que seja, apenas tentar agregar valores à quem almeja ser mais do que é, no conhecimento, nos conceitos, nos valores e na capacidade de estar pronto para quebrar tabus, se necessário for, sem nunca se esquecer que qualquer coisa que nos leve a refletir e pensar, nos torna mais leves, mais flexíveis, e aptos para degraus mais altos galgar.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 04/09/2015
Reeditado em 04/09/2015
Código do texto: T5370952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.