A Terra dos deuses

Na seqüência em que avançamos neste mundo, cada vez mais se torna quase impossível que, um dia possamos alcançar uma justiça merecedora por parte dos nossos deuses. Afinal, todos somos filhos de Deus. Então, somos todos irmãos e irmãos não procuram tirar vantagens do seu irmão; é assim que temos que conviver neste mundo de Deus.

Todavia, há uma diferença entre conviver com justiça e conviver sob o jugo dos deuses. A explicação para esse fato consagrado não é tão difícil. Na tentativa de esmiuçar o porquê desse fenômeno chegamos a várias formas de entender o lógico, não muito lógico, para tais fatores negativos.

As explicações são enigmáticas e sem nenhuma lógica razoável, devido aos fatores restritivos impostos a alguns filhos de Deus deste mundo, nos resta tão somente a certeza da existência de um simples fato, para ser uma realidade incontestável.

Na tentativa de procurar entender tal fenômeno, diríamos que os ricos são ricos porque, ou herdaram fortuna de seus antepassados ou porque trabalharam dia e noite sem cessar para acumular sua fortuna. A primeira hipótese é aceitável, haja vista que existem muitos por ai esbanjando a fortuna que herdaram sem, no entanto ter feito o mínimo de esforço para construí-la. Mas no segundo caso, não vejo nenhuma condição viável para alguém adquirir fortuna sem que para isso tenha usado do ilícito anti-ético, benefíciando-se da proteção dos deuses que, neste caso é concebível porque eles estão em toda a parte.

Para exemplificar diríamos que o homem que trabalha recebendo salário, mesmo que este seja avantajado, será muito difícil acumular riqueza. Isto devido que alguém mesmo tendo um alto salário, na maioria das vezes eleva seu padrão de vida, sob o parâmetro dos números de cifrões que ele recebe mensalmente, motivando seus gastos adequado ao seu salário. Assim, em outras palavras, gasta-se tudo e dificilmente chega-se a acumular fortuna. Diante desse contexto, a lógica acaba sucumbindo diante de argumentos esdrúxulos.

Vamos considerar a existência de uma sala venerada pelos deuses, que é também uma fábrica de deuses. Essa fábrica é constituída por aqueles que não trabalham, mas tiveram a “mão amiga” de alguém que já é um deus. Para se tornar um deus basta a mão de outro deus para que alguém suba e cresça no meio onde o dinheiro é farto, fácil e pode-se gastá-lo facilmente, porque ele chega com facilidade às suas mãos.

Essa é a sala dos deuses, uma sala sagrada onde é "um por todos e todos por um". Por isso, ali ninguém fala, ninguém ouve e ninguém "sabe de nada”, nem o deus chefe dos deuses “sabe de alguma coisa”. Afinal todos ali são deuses.

Tal problema é em geral uma obstinação de alguns, os quais nunca procuram assimilar o relógio contínuo da vida, com seus semelhantes. A sociedade, a religião e a própria existência quando construídas sobre base sólida, certamente que a convivência com outros seres, será de cordialidade, harmonia e amor ao seu semelhante.

O postulado germânico da violência fora da ética haveria de ser recusado e não aceito como forma de impulsionar a violência contra aos mais fracos, os não deuses.

Somos subjugados pelos deuses e por eles pisoteados e humilhados toda vez que a eles precisamos recorrer.

Existem muitos "deuses". Ao citar alguns exemplos de "deuses" diriamos que são todos aqueles que têm o poder em suas mãos, como os poderosos políticos, por exemplo, ou aqueles que têm o poder de mando, ou de dar última palavra. São todos aqueles que estão no comando de alguma Instituição, seja governamental ou não, mas com o poder de um “Pilatos”. Todos os poderes da União ou dos Estado e Municípios têm o dever de elaborar as leis e os mais fracos, "não deuses", o dever de cumpri-las. Com uma diferença: Os deuses não as cumprem porque a lei foi feita por eles, são os nossos deuses. Se porventura acontecer algum lapso muito raro, dos deuses agirem na forma da lei com justiça é porque já contaram os dividendos que vão usufruir, para o aumento dos zeros em sua fortuna.

Assim, são bastantes deuses para nos atormentar e subjugar. Outro exemplo são os Médicos. Os Médicos intitulam-se deuses, ou pelo menos acham que são deuses e, fazem questão de serem reconhecidos como tal. Geralmente, por onde andam, sejam nos Shoppings, supermercados ou nas ruas estão sempre uniformizados com camisa branca e sapatos brancos, com a finalidade única de se exibirem como deuses, mesmo porque detestam serem confundidos com os “não deuses”. Se, ao conversarmos com algum Médico, certamente, vamos notar que ele sempre nos olha por cima, claro, ele se julga um deus, então nunca pode se igualar ao seu consulente. Ora, afinal ele é um deus...

Se vamos ao Banco conversar com o gerente observe que ele dificilmente direciona seu olhar ao cliente, estará sempre falando ao telefone, ou mexendo em algum papel ou chamando atenção de algum funcionário. O nosso tamanho na mesa de um deus gerente pode ser diminuido em até cem vezes ou mais por nos sentir muito pequenos em relação a ele. Daí, os nossos olhos passam a doer de tanto olhar para o gigante. Para esses deuses temos um antídoto: Uma bolsa de dinheiro. Aí poderemos falar de igual para igual com o deus gerente. Mas para os outros deuses... Que Deus nos livre.

Também são deuses, os funcionários públicos, principalmente quando tivermos que resolver um assunto burocrático. Ocorre que ali está para atender o público. Ele ganha para isso e muito bem, tem todas as regalias. Somos nós que pagamos o seu salário, portanto, não pedimos nada, só pleiteamos o direito de ser bem atendido. Mas ele já se tornou um deus. Não é mais aquele funcionário debutante, inocente. Daí, ele passa a tratar você como pessoa inferior, porque ele é um deus. É ele quem diz o que você tem a fazer; tem que ser do jeito dele. Coitado de você, por ter caído em suas garras, tem que se humilhar e responder sempre, “sim senhor, sim senhor”. Quando precisar ir a uma repartição pública, tem que ir preparado com todos a documentação necessária, mais os desnecessários, mesmo que você pense que não precisa. Se você levar todos os documentos certinhos, certamente o funcionário não vai querer vai recusar fecha a cara e pede outros. Mas você não levou os documentos que ele queria, você ainda é um inocente, não é um dos deuses. Ai ele manda você embora e voltar outro dia, com mais os documentos que ele pediu. Não esqueça; nada de bronquear; lembre-se que ele é um deus. Não para por ai, existe ainda muito mais "deuses" por aí.

Portanto, somos governados e comandados pelos deuses, eles estão espalhados por toda a parte. Estão aqui, ali e acolá. “Deus nos livre”!

Para nos livrarmos desses deuses, só um outro Deus verdadeiro e poderoso para vir nos socorrer.

Luiz Pádua
Enviado por Luiz Pádua em 23/06/2007
Reeditado em 02/07/2007
Código do texto: T537543