Seitas e receitas (1)

Ingredientes

Um namorado fresco. Patinho e peixinho resfriados. Ideias e panaceias congeladas. Coxão mole e coxão duro; alcatras, picanhas e maminha; ponta de agulha, fraldas e fraldinhas. Rabo de lagartixa, 1 Kg de lagarto e a metade de um tatu. Perna de seriema e rabo de urubu. Gogó da ema e concha de urutu. Cupim e capim com corte na raiz. Juízo de boi, dobradinha de livro e mocotó. Rabinho, as tripas, as orelhas e o focinho. Rabo de peixe e moela de taturana. Dentadura de enguia moreia e o dedo de uma mocréia.

Um punhado de moscas e raspas de noz moscada. Leite em pó, leite condensado e leite evaporado. Leite de rosas e leite de colônia. Cactus, mandacaru e xique-xique do sertão. Palmatória do inferno e cabeça de frade da caatinga. Óleo da catinga de glândulas, de bode selvagem ou wild musk. Ovo de cágado, jabuti e lagartixa; e pedaços de linguiça. Uma perna de aranha surda. Pimenta Bueno, do reino e do povo.

Ovos, de pata, perua e galinha; de galinha d’angola e da galinha da vizinha; ovas de peixe galo, manjubinha, e ovas de esturjão. Pato, patinho, pata e patinhas de caranguejo. Siri, seriema e seriguela. Asa de morcego cego e asa de frango capenga de uma perna. Asa de cobra sem pescoço. Pescoço de peixe, e dente de galinha. Bigode de gato e pulga de cão. Unha de sabiá, preá e gambá. Penas e plumas de ornitorrincos do deserto.

Uma pitada de sal marinho e outra de sal amargo. Aipo, salsão e salsinha; alho porró e cebolinha. Pó de cúrcuma, pó de urucum e pó de fraldinha. Pó de arroz e feijão de corda. Mel de abelhas e mel de engenho. Corante de abobora, jerimum e salmão. Caldo de galo e de galinha. Pé de peixe, antenas de barata, e pé de galinha pequenininha. Fígado de sapo, rã e perereca, ou gia. Essências tiriricas e cítricas: de tangerina, de mexerica e de bergamota; pokan e morgote. Limão, siciliano, verdadeiro, bravo, cravo e galego. Um ramo de baunilha imerso em alcatrão. Sal de fruta, bicarbonato e batata de purga.

Fermento químico, físico, ou biológico. Use a raiz de gengibre, caso não encontre a de mandrágora em caixa de pandora. Vinho madeira e videira, vinhedo e vinhoto dos vales e valinhos. Veneno de jararaca ou captopril. Soro de cobra coral e caninana. Tomates da horta de casa, e da porta do cemitério. Passas e ameixas, tâmaras e tanajuras. Nozes e vozes. Passos e passinhos, com lenha e carvão.

A seguir:

Seitas e receitas (2)

Modo de preparo

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 01/09/2014

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 11/09/2015
Código do texto: T5378034
Classificação de conteúdo: seguro