Eu,a Aranha ea Qualidade Total

Alguns anos atrás se estabeleceu em todo o país um debate sobre aplicação da Qualidade Total na educação.Neste sentido muitos educadores e educadoras organizavam seminários para “vender” a idéia de que com isso resolveria todos os problemas da educação pública.Na minha cidade isso não foi diferente, organizavam –se seminários, palestrar encontros e proliferou, então, as oficinas pedagógicas.

Neste período conheci uma professora que não simpatizava com a idéia de “oficinas pedagógicas”, pois entendia que “oficinas” “era consertar algo estragado, reformar”, então aplicou o termo “Teias Pedagógicas” e aqui entra a Aranha na história.

Enfrente a minha casa tem uma árvore que atrai muitos insetos, principalmente no verão, e nesta árvore “morava” uma aranha, que teimava em construir suas terríveis armadilhas (pois isso lhe garantia um almoço ou um jantar farto) entre a árvore e a parede da casa.Como tenho a necessidade de madrugar para ganhar o pão de cada dia, toda vez que saia era “caçado” pela teia.Isso me irritava profundamente não pela teia, mas por que trazia a lembrança às “teias pedagógicas”, logo pensava na qualidade total, nos clientes, nos colaboradores...

E assim esta cena se repetiu por muitos dias.Até que resolvi por fim ao meu “calvário”.Fiz plantão esperando a aranha aparecer tinha encarnado um espírito “assassino”. A aranha apareceu feliz, com certeza, pois seu alimento ali estava a sua espera - os insetos – mas mal sabia ela que corria um sério perigo, eu a esperava para por fim a sua vida e acabar com meu tormento matinal o de lembra das “teias pedagógicas” e a qualidade total.

Fiquei em silêncio a observar o trabalho da aranha, tão feliz tecia sua teia que aos meus olhos iam se transformando em uma linda obra de arte.Então na hora do golpe final, parei, pensei... O quetem haver a aranha com minha contrariedade com o tema em questão? Acabando com a vida da aranha acabaria meu tormento matinal?Não, com certeza.Então voltei atrás e deixei que feliz continuasse a tecer sua teia.

O tempo passou, as opiniões mudaram a aranha sumiu, a qualidade total deixou de ser uma opção e eu continuei a viver minha rotina.