Dona Jóia e o fantasma de Cecília!

Na década de 40... Vivíamos num lugar bem pequeno, não tínhamos telefone, nem calçamento nas ruas... Mas eu  relembro c/ muitas saudades por ter sido alí o lugar em que eu viví a minha infância!
Tínhamos muitos vizinhos e bom relacionamento c/ todos.
Mas havía uma vizinha muito especial, conhecida e querida por toda a vizinhança... Sempre prestativa...Entendía de benzeduras... De chás para qualquer mal corriqueiro... Sendo assim todos à ela recorríam e a encontravam sempre solidária... Assim era Dona Jóia!!
Dona Jóia tambem costurava para a  vizinhança.
Um dia então... Cecília, vizinha moradora do mesmo quarteirão... Esperava bebê e Dona Jóia costurava o  enxoval dela e da criança que ia nascer!
Numa tarde enquanto provava a camisola que Dona Jóia acabara de fazer.... Cecília abre os braços, faz um rodopío e diz....
_____ É com esta camisola que eu vou estar vestida, quando morrer!
Dona Jóia a repreende severamente....
_____ Não fale um absurdo destes... Por favor pare com isto!
Cecília dá mais uma volta e retruca sorrindo...
_____ Espere para ver então!
Alguns dias após... Cecília é levada ao pequeno hospital do lugar para dar à luz!
Sem telefone... As notícias demoravam ... Chegavam atrazadas sempre atravez de outras pessoas!
Na noite deste mesmo dia, Dona Jóia como de costume... Deixa a porta dos fundos s/ passar a chave, só encostada... Pois seu marido saía sempre à noite p/ um carteado... Desta forma ela não precisaría levantar p/ abrir-lhe a porta.
Recolhida ao seu quarto... Como sempre fazía... Sentada em sua cama
c/ o terço nas mãos, reza antes de dormir.
Neste momento ouve o barulho da porta da frente que se abre!
Espantada! Pensa... Porque seu marido levara a chave da porta da frente s/ avisa-la??
Ouve os passos  em direção à seu quarto... Então c/ o olhar preso na cortina de renda branca, que guarnecía a porta do quarto...
Ela espera... Mas não é seu marido... Bem alí à sua frente!
Quase não acredita no que vê... Cecília vestida c/ a sua camisola...
De pé junto à porta ... Abre os braços sorrindo, faz um rodopío na ponta dos pés e diz...
______ É... Ou não é???
Dona Jóia trêmula responde...
______ Eu não sei!!!!
Cecília não diz mais nada... Vira as costas e vai embora!
Dona Jóia aínda tem tempo de ver ... Os três botões perolados com que enfeitara a parte de traz da camisola de Cecília!
                            ******************
Na manhã do dia seguinte... O marido de Cecília emocionado vem avisar de sua morte que ocorrera na noite anterior!!!


 


 

IZA SOSNOWSKI
Enviado por IZA SOSNOWSKI em 23/06/2007
Código do texto: T538279
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.