Lições que aprendi e aprendo todos os dias


"Há muros que só a paciência, derruba...Há pontes que só o carinho constrói."   Cora Coralina
 
     Já entendi, e faz tempo, que “não vou mudar o mundo” nem as pessoas mas sei que posso mudar, sempre que necessário, o meu olhar sobre o mundo, sobre as pessoas e o modo como me relaciono com elas.
     Nesse meu jeito aprendiz de ser, todos os dias identifico situações que podem - algumas até, obrigatóriamente, devem -  servir de aprendizado para a vida. Para a minha e de outras pessoas também, que se permitirem.
     Não sei bem se é por “vício” de profissão ou perfil de personalidade que em tudo enxergo possibilidades de aprender sobre o mundo e sobre as pessoas. Principalmente aprender sobre elas e mais ainda, sobre como elas e eu nos conduzimos diante das diversas situações que temos que viver, as dores e os desafios que temos que enfrentar.
     Gosto de aprender e aprendo por afirmação e também por negação, pelo prazer, mas também pelo sofrimento. Aprendo com o convívio e também com os exemplos, com as tristezas e as alegrias. Aprendo com os sins e nãos com que respondemos a vida, que recebemos da vida.
     Por vezes as tristezas, as decepções parecem ser maiores do que nós mas sempre penso que sou como nuvem, em constante transformação. E o mais importante é o que não muda em mim: vou continuar aprendendo, diuturnamente,  a lição de ser gente.