TEMPOS DE CRIANÇA

TEMPOS DE CRIANÇA

No nosso tempo de criança fizemos muitas estripulias, macaquices e brincamos com diversos brinquedos artesanais. Hoje, no entanto, para nosso espanto, a tecnologia nos subtraiu a ideia de criação, e nos deixou na mão sem lenço e sem documento, pois toda criança pobre almejava algo melhor, mas o pior sempre foi à condição financeira de nossos pais. Bichinhos de estimação virou luxo, é muito custo para se obter um. No nosso tempo, nosso cãozinho era um vira-lata, hoje os cãezinhos são de raças de nomes difíceis de pronunciação.

Nosso vira-lata comia de tudo, arroz, feijão, macarrão, mas hoje tudo mudou e o cardápio é bem melhor, tem ração importada, carne enlatada, calendário de vacina, médico veterinário, mas antes tudo era imaginário. Cadeiras nas calçadas com conversas inocentes alegrava muita gente. Bola de gude, bola de meia, guisado no quintal era nossa culinária principal. Carrinhos de lata de leite era nosso deleite. Pipas, cerol, gol a gol para nós era um eterno show.

Nas escolas existia disciplina juntava menino e menina e não havia confusão, pois a inocência fazia a diferença e ninguém imaginava que um dia um nome estranho fosse interferir no comportamento dos alunos. Bullying atitude agressiva, verbal ou física veio para tirar o sossego da gente. Por que hoje tudo é diferente? Colégio público tinha valor e quem fraquejava ia estudar em colégio particular, pois o lema era “pagou, passou”. As músicas eram bonitas, tinham letra e melodia e hoje o duplo sentido transformou o belo em porcaria.

Droga, somente nas drogarias, pois se tratava de remédio, hoje a droga é outra, prejudica e mata, e deixa muitas famílias loucas. Violência quase não existia, pois o patriotismo era inerente e estava inserido no coração de cada um. Não tinha malandragem, hoje essa sinonímia virou vagabundagem, pois muitos não querem estudar e nem trabalhar, o lema principal é roubar e furtar.

A política era séria, hoje não, pois o que se vê é muita corrupção. Do cineminha artesanal passamos ao digital, da inocência passamos ao imoral. Não existe mais respeito, amor e dedicação, pois transparece que no sangue do brasileiro se instalou o vírus ladrão. Política virou politicagem e de ordeiro o Brasil virou o país da sacanagem. Estamos perdidos, pois nada temos.

A saúde era boa hoje à coisa funciona à toa. A segurança funcionava, pois havia respeito e ordem, hoje nem progresso. A educação de qualidade virou raridade, pois os particulares aderiram à modernidade e, o público virou produto descartável. Ouvi em algum lugar que a natureza reclama de tantas almas funestas, que de forma desumana desmatam nossas florestas. Guardiães da natureza, deslumbrando os olhos seus, nas florestas a beleza nos revela a mão de Deus.

Até a natureza reclama, pois o desmatamento é prejudicial, no dia da árvore era um festival, hoje esse dia morreu e a poluição se desenvolveu transformando a vida sadia em ites, sinusites, rinites, meningites e para completar gripes e resfriados são comuns. A limpeza deu lugar à sujeira, as ruas sem pisos eram limpas, hoje são calçamentadas, asfaltadas, e água fétida correndo pelas calçadas.

Muita saudade de outrora, agora tudo é ilusão, ninguém leva nada a sério, invasões desproporcionais, miséria monstruosa, favelas com vidas dolorosas, crimes em profusão, políticos atolados em corrupção, e o povo pagando a conta da má administração. Buraco era um nome comum, hoje é coisa feia, principalmente quando se tratam de balanço comercial, orçamento e balancete do Governo Federal fechado a pedaladas, a marretadas, mas que coisa danada.

Trabalhos manuais, canto orfeônico, Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política do Brasil) sumiram do currículo escolar. Que pena, mas é de lascar. O que fazer? Não sabemos, pois os homens lá de cima estão atordoados, não podem ver dinheiro que ficam abobalhados e passam a mão sem dó seja em dólar ou real, a verdade é que nosso Brasil vai muito mal. Afinal o que acontece no cenário atual é tudo imoral.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- FORTALEZA/CEARÁ

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 23/09/2015
Código do texto: T5391757
Classificação de conteúdo: seguro