Querer é um verbo positivo. Depende da vontade!

Nessa quarta-feira, um detalhe me chamou a atenção.

Uma senhora sentada no banco do jardim da praça esperança.

De longe já sentia em seu semblante um ar de pretérito perfeito. Lia um livro e ao mesmo tempo pensava.

Aproximei-me e disse: - Boa tarde. A senhora me permite que eu sente ao seu lado?

Sim claro. Vejo em sua face muitas interrogações, respondeu a senhora.

E não é que tinha razão! Pergunta é que não me faltava a uma espécie tão rara de pessoa, distinta pela simplicidade e simpatia.

Que livro a senhora lê, perguntei.

Em duas linhas me respondeu: - “A minha vida é toda uma oração e uma missa. É uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos”.

É Fernando Pessoa, respondi.

Sim, o poeta íntimo do universo que pensava com os olhos e com os ouvidos, terminou a senhora.

E a senhora, qual balanço faz da vida, indaguei.

Meu filho, respondeu olhando o vago Universo:

“E pensar que aqui o sonho de muitos de nós nasceu e renasceu. A vida é a vida, sem os labirintos da metafísica e filosofia. Querer é um verbo positivo. E queira ou não queira, sempre deverá ser conjugado na terceira pessoa do plural: - Nós podemos vencer! Essa é a sentença final que só depende da vontade.”

Ao ouvir, palavra por palavra...acordei! Ao olhar de lado lá não estava a senhora. No banco deixou o livro de Fernando Pessoa com uma dedicatória:

“Meu filho. Não sei qual seu nome, mas deixo a você esse livro. E lembre-se: - Pense sempre com os olhos e com os ouvidos é o que a natureza pede. Esqueça os rodeios de algumas ciências que se prestam apenas para o brilho pessoal.

Assinado: Sindica da Praça Esperança.”

Estêvão Zizzi
Enviado por Estêvão Zizzi em 23/09/2015
Código do texto: T5391961
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.