"Felicidade não Existe... "

Eu estreava na adolescência, a Jovem Guarda encerrava seu ciclo dourado e Odair José explodia com suas canções tachadas de “cafonas”. Uma delas, da década de 70, decretava: “Felicidade não existe / o que existe na vida são momentos felizes...”. Por razões óbvias — eu também penso que é assim — frequentemente me vejo a cantarolar a filosofia destes versos.

Pela própria vida, e pelo o que dela observo,  é fato que a Felicidade não existe. O que existe são momentos felizes. Tanto que se num devido momento estou feliz, o próximo nada me garante. Tão incertas quanto a própria vida são as proposições, a validade e a durabilidade desse anseio que o homem persegue desde sempre:  ser feliz.

A Filosofia e seus filósofos já se debruçaram exaustivamente sobre o tema. Ninguém até hoje  conseguiu  padronizar o que é ser feliz. A verdade é que o conceito do que é ser feliz vem com muitas estampas e depende do gosto, do jeito de interpretar. Para uns, ser feliz é escalar os degraus da fama, do poder e do dinheiro. Para outros,   encontrar a paz na simplicidade das pequenas coisas, por exemplo.

 Há quem se sinta feliz buscando a fonte da eterna juventude, (apesar de o  tempo dizer que o envelhecer é tão óbvio quanto a própria morte). Ser feliz pode ser também encontrar os seus pares, alguns pensam assim. Há quem amarre a própria felicidade à sombra do outro. Neste caso, é mais difícil ainda ser feliz: o outro, jamais conseguirá  corresponder integralmente às expectativas sobre ele depositadas,  somos imperfeitos, eis o dilema.

Ser feliz é estar bem consigo... É outra forma de pensar. Isso parcialmente exime os pares de qualquer culpa ou responsabilidade. Tem-se aí a fórmula e a forma mais seguras de não se correr riscos: se a felicidade não depende só do outro a possibilidade da frustração diminui em tamanho e intensidade. Opção mais animadora, talvez...

Momentos felizes. Essa ideia mais curta casa melhor com os parâmetros da vida. Expostos aos ventos do dia a dia, expostos também às variações e mudanças de temperatura: nem sempre faz tempo bom, ainda que empreendamos esforços descomunais para que isso aconteça. Por detrás das cortinas há dias solares, outros fumacentos, e não há ponteiro de relógio ou calendário que mudem isso... A carruagem do tempo não se importa em parar pra perguntar como é que você está, nem o que pretende, ou aonde deseja chegar, simplesmente passa adiante.

Recentemente, numa mesma semana escrevi um poema para um momento feliz e uma crônica para um momento totalmente avesso. Foi o  que me lembrou os versos de sempre...   Outra vez a felicidade e seus picos: o jeito é mesmo mergulhar  — sem medo da cafonice — na onda de Odair José: “Felicidade não existe. O que existe na vida são momentos felizes...”