Amigos ocultos e amigos Invisíveis

As redes sociais têm mudado os comportamentos e os sentimentos das pessoas. Aproximando aqueles que podem estar distantes no tempo e no espaço que nos separam; e afastando aqueles que podem estar perto no tempo e no espaço que nos separam. Tudo é uma questão de referencial, virtual e real, temporal e geográfico, do analógico ao digital.

As redes sociais mudam comportamentos de presença ou de ausência. Hoje possuímos amigos reais no contexto de uma realidade física e concreta, amigos de longas datas de uma amizade construída ombro a ombro, abraço a abraço. E amigos virtuais no contexto da internet e redes sociais que podem se tornar física e/ou concreta, amizades construídas tecla por tecla, com encontros ocasionais e imprevisíveis.

Pessoas reais podem possuir programas para invisibilidade on-line, os amigos virtuais, já são virtuais por essência e por ausência, mas podemos até construir um perfil virtual de comportamento, que nos permite entender seus atos “online” e “off-line”.

Enfim a internet mexeu com as pessoas, os sentimentos e os momentos. Mudamos de perfis e comportamentos na velocidade de um “download”.

Ontem foi o dia do meu aniversário e recebi inúmeras mensagens de felicitações. Enviaram mensagens aqueles que lembraram; aqueles que a rede social lembrou e aqueles que viram outros lembrarem na rede social. Não importa o motivo ou a origem, da lembrança ou do esquecimento, do “site” ou do “insite”. Importa saber que somos lembrados, quer seja com a presença, ou lembrados por “e-mail”, “post” e “in box”.

Cada vez mais nos sentimos como passageiros do tempo e do espaço. Como tudo muda a todo instante, a principal rede social também vem mudando comportamentos e cumprimentos.

No dia do aniversario aguardávamos visitas e cumprimentos pessoalmente. Agora usamos da rede social para receber os cumprimentos e felicitações. E depois fazer um agradecimento geral, daqueles que de um jeito ou de outro lembraram e nos felicitaram. Da mesma maneira que podemos compreender que alguém possa não ter tido a lembrança ou oportunidade de deixar felicitações, acreditamos também que seremos perdoados por não citar alguém nos agradecimentos.

Obrigado a todos

Natal/RN

21

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 28/09/2015
Código do texto: T5396897
Classificação de conteúdo: seguro