"LUGAR DE LIXO É NO LIXO" Crônica de: Flávio Cavalcante

LUGAR DE LIXO É NO LIXO

Crônica de:

Flávio Cavalcante

As vezes a gente acha que já viu tudo na vida. Eu presenciei uma cena que me incomodou bastante esses dias. Nunca tinha visto nada nem parecido. Uma mulher ainda jovem com algumas sacolas de lixo nas mãos, discutindo com a sua filha por não deixar levar aquelas sacolas para casa. De fato dava pra sentir um imenso odor vindo delas e certamente pelo nível da discussão já se tratava de uma constante.

A filha percebeu que eu estava observando a cena e parou pra fazer um preâmbulo do que estava acontecendo.

A mulher era acumuladora de lixo e toda bolsa de lixo que encontrava pela frente levava pra casa como se fosse compras de supermercado.

No meu ponto de vista só o fato dela ser acumuladora já identifica um grande distúrbio e merece ser tratado com carinho por um especialista. Achei interessante esse acontecimento e comecei a fazer uma pesquisa a respeito. Fico atônito com o resultado encontrado na pesquisa. Encontrei também a história de um casal que morava no mesmo teto que a sogra que adorava pegar coisas do lixo e isso gerou uma situação desagradável que ainda hoje estão numa interminável briga diante dos tribunais. A nora pegou uma doença de pele e atribuiu ser devido ao contato direto com o lixo acumulado dentro de casa. O marido não queria deixar sua mãe sozinha. Ele entendia que ela estava precisando de um tratamento médico. Mesmo assim a nora não quis conversa; pediu o divórcio e foi buscar uma indenização na justiça para curar sua doença acusando a sogra de ser culpada dela ter contraído a tal enfermidade.

Fui buscar mais informações. Me deparei com um problema muito sério. Os acumuladores existem em vários estágios. O impressionante é que vicia e passa a ser uma enfermidade de uma maneira muito lenta. Começa com a mania de guardar coisas fúteis e sem mais utilidade. Com passar do tempo essa mania de acumular lixo vira um problema muito sério. A pessoa que acumula não consegue se desvencilhar do lixo e aí cria toda uma situação de apego e desconforto para toda a família que não aceita esta prática desagradável.

Em palestras, algumas pessoas se manifestaram e assumiram ser acumuladores de lixo e assumiram também a necessidade de procurar um tratamento. Um determinado cidadão delatou que tudo que encontrava na rua trazia pra casa. Um prego velho jogado na rua, ele entendia que se guardado, um dia podia precisar. A casa dele era um verdadeiro depósito de lixo e não conseguia largar o vício, era como se fosse um cofre cheio de dinheiro.

A visão de guardar para quando precisar no meu ponto de vista é louvável desde que seja de maneira saudável sem apego a nada. Como tudo no mundo tem que ter limites. O acúmulo de lixo dentro e casa pode gerar um problema muito sério para a família e a saúde. O que devemos ter em mente é que lugar de lixo e na lixeira e não dentro de casa como muitos fazem.

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 29/09/2015
Código do texto: T5398723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.