O bêbado

“Enquanto você termina o almoço, vou ao Severino tomar uma cerveja. Já volto.” (Isso foi o que disse Joaquim à esposa por volta das dez horas da manhã do domingo). Joana faz o almoço. Os filhos almoçam. As horas passam e Joaquim não volta. Ela começa a ficar preocupada, pois sempre que o marido demora no bar e chega em casa violento e agressivo. Ele ofende e humilha ela e os filhos. Então ao perceber a demora do marido ela diz aos filhos: - Seu pai está demorando. Vai chegar “de quatro”. Fiquem calados. Não falem nada que assim ele deita no sofá e dorme. – Poxa mãe! Nem mesmo aos domingos o pai não dá sossego nas bebidas? Como você aguenta isso??? Por voltas das quinze horas, ouvem um estrondo vindo do portão..... –Seu pai!!!Ele está batendo no portão. Ele saiu sem a chave. Vou lá abrir o portão. Fiquem quietos. Joana abre o portão e se depara com o rosto transtornado de Joaquim. Os olhos semicerrados, o rosto vermelho,o bafo de cerveja e cambaleante: - O verdadeiro retrato de um bêbado. –O que aconteceu? Porque você não chamou? Porque fez isso? -Não tenho a chave de minha casa. Chego e nem posso entrar Tenho que ficar chamando? Não chamo não! Devido ao barulho no portão, alguns vizinhos saem na janela. Ao ver que tinha plateia ele começa o teatro: Gesticula. Mostra o dedo do meio em direção às janelas abertas, fala mal e ofende. Com vergonha, Joana pede que ele entre em casa. Ai ele se vira contra ela: - Vai tomar....! Humilhada, Joana entra em casa e o deixa lá fora no portão. Depois de “dar espetáculo” ele se cansa e entra em casa. Os filhos emudecem, ele deita no sofá, liga a televisão e cochila... Instante depois se levanta vai até a cozinha, abre o zíper e urina dentro do cesto de lixo... Joana olha a cena calada, depois que ele retorna para a sala e volta a dormir, ela chora sem entender porque ainda está com aquele homem após tantos anos e tantas cenas como aquela. No outro dia ele se levanta como se nada tivesse acontecido. Vomita sem parar no banheiro. Lava o rosto e vai trabalhar e ela ao sair de casa diz “Bom dia” aos vizinhos e pede desculpas uma vez mais como se fosse ela que tivesse os ofendido.

Wal Ispala
Enviado por Wal Ispala em 29/09/2015
Reeditado em 29/09/2015
Código do texto: T5398830
Classificação de conteúdo: seguro