"Quando um chega ao pé do outro, o outro cresce"

“Quando um chega ao pé do outro, o outro cresce”

Existem momentos ao longo do dia que são verdadeiras lições de vida, e bálsamos para a alma.

Por inerência do meu trabalho, contacto com muitas pessoas diáriamente. Há dias, entrevistei uma jovem com 18 anos que vive com o namorado há dois anos. Era uma rapariga com pouca escolaridade e baixos recursos económicos. Tinha um ar muito simpático, mas bastante tímido. Estatura média, muito magrinha, rosto comprido e dentes proeminentes. Digamos que não se enquadrava com facilidade no modelo “standard” de beleza.

A determinada altura, pergunto-lhe o porquê de não ter aguardado mais tempo para iniciar uma vida a dois.

Respondeu-me com uma desenvoltura inesperada: “Ai minha senhora, isso é que não podia ser de maneira nenhuma. Nós não conseguimos estar um sem o outro. Quando um chega ao pé do outro, o outro cresce logo.”

Nunca tinha ouvido nada semelhante. Parei, completamente extasiada e olhei-a ainda mais atentamente. A “rapariguinha” tinha-se transformado numa mulher lindíssima. De repente ficou com 15 metros de altura. Os olhos brilhavam duma maneira que arrepiava…

Tentei sair do meu estado hipnótico e ainda lhe perguntei: “Então, mas isso foi há dois anos. E agora? Continua essa grande paixão?”

Respondeu-me: “Não sei se é paixão ou amor, e não quero saber. Sei que está muito maior e mais forte. E ele ainda é pior que eu.”

Os olhos continuavam a reluzir. O seu riso completamente aberto de orelha a orelha, ignorava ostensivamente a inestética dos dentes, resultando num dos risos mais bonitos que já vi. Que mulher linda… Deitava luz por todos os poros…

Eu, sem palavras, senti-me verdadeiramente privilegiada, por ter à minha frente uma das fotografias mais belas que já vi sobre o amor.

(08/04/2005)

Genoveva
Enviado por Genoveva em 26/09/2005
Código do texto: T54030