Perfume de Gardênia

No dia do meu aniversário, logo de manhã, o porteiro do prédio interfonou avisando que um sujeito de Arcoverde deixara um envelope para mim. Fui buscá-lo, ele continha um CD de Bienvenido Granda, com uma dedicatória de praxe mas explictando que essas músicas do saudoso cantor cubano fazim parte da trilha sonora da minha vida, peincipalmente o bolero "Perfume de Gardênia".

Gostei do presente, da lembrança desse amigo de infância e adolescência, mas acho que ele exagerou um pouco quando limitou essas músicas de Bienvenido como a trilha sonora da minha vida, acho que é mais variada. Mas sem dúvida o cantor marcou minha juventude e "Perfume de Gardênia" principalmente, ao lado de "Angústia" e "Oración Caribe". Duvido que alguém da minha gerção não tenha roído paca ouvindo "Perfume de Gardênia", com Bienvenido e "Negue", com Nelson Gonçalves.

Esse bolero é antológico, nos bailes dos coroas ele ainda é basttante tocado. Eu ouvia essa música pelos alto-falantes do Cine Bandeirante, em Arcoverde, e nos assustados e bares que tinham radiola, na minha casa não tinha radiola, nem uma modesta ABC, a voz de ouro. Repito: o cubano marcou demais a minha geração.

Assim que entrei no apartamento coloquei o CD no som (um antigo Toshiba) e botei exatamente a faixa "Perfume de Gardênia". Ouvindo-a recordei muito meus tempos de adolescente quando a gente se apaixonava a três por quatro ou então se fixava num amor impossível. Eu era um malandro liso, mas mesmo assim me achava feliz, a bem da verdade eu nem sabia o que era felicidade, apenas sentia. E isso bastava.

Para fechar esta pobre maltraçada, uma roedeira de véio chato, como eu falava muito sobre essa música em casa e assobiava a distinta, não cantava porque minha voz sempre foi horrrível, uma tia minha me perguntou se eu já tinha visto uma gardênia. Respondi rindo que não, mas que sentira o "cherim" de uma. Ela não entendeu que a Gardênia poderia ser uma mocinha ou qualquwer musa fabricada pela minha fantasia. Sou mesmo doido por esse bolero. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/10/2015
Código do texto: T5403161
Classificação de conteúdo: seguro