O PALÁCIO DA BOLSA NA CIDADE DO PORTO




O palácio da bolsa ou palácio da associação comercial na cidade do porto em Portugal. Começou a ser construído em Outubro de1842. Em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.
Com uma mistura de estilos arquitetônicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico, arquitetura toscana, assim como o neopaladiano inglês.
Sede da Associação comercial do Porto serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques, ou seja, revestimentos do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e teto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes de estado que visitam a cidade.
Na Sala dos Retratos encontra-se uma famosa mesa do entalhador Zeferino José Pinto que levou três anos a ser construída, revelando-se um "exemplar altamente qualificado em todas as exposições internacionais a que concorreu".
Em suas ricas e requintadas paredes destacam-se as fotografias de grandes vultos da historia portuguesa e portuária. Dentre tanto Dom Pedro IV de Portugal, ou seja, o nosso Dom Pedro I e seus descendentes, o nosso heroico príncipe regente que proclamou a nossa independência com o grito do Ipiranga.
Porto, cidade Patrimônio Mundial, é a grande porta de entrada e pode ser ponto de partida para uma viagem pela diversidade natural e cultural da região. É conhecido pelo vinho que de La parte para todo o mundo, mas também pela Escola de Arquitetura, donde saíram os nomes de Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, ambos premiados pela excelência representativa de suas obras. E ainda por um patrimônio que sabe combinar a antiguidade de igrejas e monumentos, como a Sé, Igreja de S. Francisco, ou da Lapa a guardiã do coração de Dom Pedro. . E outros mais que combinam com a contemporaneidade de edifícios marcantes como a Casa da Música, o Museu de Serralves e outros.
O rio Douro também é uma riqueza cultural do Porto. Atravessa a região. Entra em Portugal apertado entre as ravinas e montanhas do interior para percorrer toda a paisagem do Patrimônio Mundial onde se cultivam os vinhos do Porto e do Douro. Ali se cruza o vinho que segue até as Caves de Gaia e os cruzeiros que visitam a região.

Nesta região de montanhas e parques naturais, o patrimônio espalha-se por castelos, como o de Guimarães, ou por santuários e igrejas que são palco de romarias. Ao lado de ermidas rurais encontramos o barroco do Norte de Portugal feito de granito e talha dourada. Em cidades que souberam preservar a escala humana, como Viana do Castelo, Braga, Lamego, Chaves ou Vila Real, ou em solares e casas senhoriais,.Nesta regiaão encontramos o português mais autêntico, aquele que gosta genuinamente de receber, e de partilhar as suas as tradições. No Porto e Norte de Portugal vive-se de forma natural a alegria e a gratidão por tudo que sua paisagem apresenta.



( Foto março de 2015 salão Árabe no palácio da bolsa cidade do Porto)
 
Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 05/10/2015
Reeditado em 06/10/2015
Código do texto: T5404982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.