MATÉRIA OU ALMA?

O que vale mais, matéria ou alma?

Devemos necessariamente, tirar vantagem de tudo na vida ou ceder sempre, com espírito altruísta?! Eis a questão, o velho “ser ou não ser”.

O mundo conturbado dos tempos modernos apresenta-se cada vez mais, oferecendo menos oportunidade a todos. Já não existe o “calma, tem lugar para todos”... E o homem, como simples produto do meio, adapta-se ao turbilhão de fatos que acontecem simultaneamente e procura, apenas, resguardar seu próprio espaço.

Sim, e a alma? Paradoxalmente, nesta luta pelo “pão de cada dia” as coisas etéreas têm menos valor, posto que, cada vez menos constatamos exemplos de “ajuda ao próximo”, daí tornar-se cada vez mais gratificante podermos esquecer a matéria, sentindo-nos maiores em nós mesmos, por um simples perdão concedido ou pela prática de uma “estranha” boa ação.

A maneira fria de encarar a vida como apenas uma passagem, e tirar o máximo de proveito dela, sem incluir a “ajuda mútua”, a preocupação com os semelhantes, trará fatalmente a desagregação total da sociedade.

Só o desarmamento de ânimos, a vontade de transmitir aos semelhantes “experiências vitoriosas” e a permissão de que os outros, menos favorecidos, também, participem ativamente da sociedade, poderá trazer de volta a certeza da convivência harmoniosa e o verdadeiro “Progresso da Humanidade”.

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 05/10/2015
Código do texto: T5405236
Classificação de conteúdo: seguro