CORRUPÇÃO UMA AÇÃO DANOSA QUE DÁ NOJO.

CORRUPÇÃO UMA AÇÃO DANOSA QUE DÁ NOJO.

“Admirar os valores e as conquistas alheias é um feliz ato de solidariedade e altruísmo. Nesse tema, quando você for tomado pela inveja, não se assuste nem se entristeça. Eis sua grande ocasião de mergulhar no desconhecido mundo de si mesmo e descobrir quais as razões que o levam a se sentir inferiorizado ou insatisfeito ante os êxitos dos outros”. (Wanderley Oliveira).

Uma investigação iniciada numa pequena casa de câmbio devastou o partido político que esteve no governo de Portugal durante seis anos e levou à cadeia figurões considerados acima de qualquer suspeita. As semelhanças com o petrolão vão muito mais além de coincidências. O ex-presidente Lula e o ex-primeiro ministro português José Sócrates, que está preso conversaram sobre interesses comuns, laços de amizade e justiça no encalço, antes da prisão do ex-ministro. O ex-ministro José Dirceu, preso no Brasil, atuou como “consultor” na venda da cimenteira Cimpor para a Camargo Corrêa, uma das empreiteiras investigadas na Operação Lava-Jato.

O Grupo Lena, envolvido no escândalo português de pagamento de propina, tem como parceria a Odebrecht, cujo dono, Marcelo Odebrecht, está preso sob acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-primeiro ministro José Sócrates foi preso preventivamente depois que as autoridades portuguesas descobriram que ele abria as portas do governo a empresas amigas em troca de pagamento de propinas. Aqui no Brasil, Marcos Valério, o operador do Mensalão, disse que, a pedido do PT, a Portugal Telecom depositou sete milhões de dólares em contas no exterior.

Banco comercial português Swift#Bcomptpi: cuenta em euros # 000 045 264 297 378/ Beneficiary# Tansy S.A/ For Further Credit #Hudson. (Fonte: Revista Veja de 9 de setembro de 2015). Miguel Horta, ex-presidente da Portugal Telecom, garante que suas visitas ao Planalto foram de cortesia. O escândalo no espelho: “Os investigadores portugueses estão diante do maior escândalo de corrupção da história do país.

Descobriram que empresas amigas do governo socialista, liderado pelo popular ex- primeiro-ministro José Sócrates, eram beneficiados com contratos em órgãos públicos e retribuíam pagando propina a políticos. Alguma semelhança com o caso brasileiro”? O inicio:- As investigações do maior escândalo de corrupção da história de Portugal começaram numa pequena casa de câmbio. A Lava-Jato teve início em um posto de gasolina de Brasília.

O Esquema:- Como no Brasil, os investigadores reuniram casos em que políticos importantes recebiam no exterior propina de grandes empresas com contrato no governo. Os corruptos do Petrolão tinham contas no exterior. O Juiz:- A exemplo do que ocorre no caso brasileiro, o juiz responsável pelas investigações, Carlos Alexandre é considerado implacável e incorruptível. Sérgio Moro toca com mão de ferro os processos da Lava-Jato.

Os envolvidos:- Estão entre os alvos políticos, assessores e empresários. Assim como no Brasil, há evidências de que o esquema de corrupção foi montado pelo partido no poder. O Partido dos Trabalhadores (PT) é apontado como beneficiário das propinas. A acusação:- As investigações concentram-se nos crimes de corrupção, fraude fiscal e lavagem de dinheiro. O procurador do caso, a exemplo do que se dá no Brasil, é acusado de parcialidade. Rodrigo Janot é o procurador responsável pelo caso.

Os políticos:- Os políticos apanhados em Portugal acusam a Justiça e o Ministério Público de agir em parceria, e se dizem injustamente perseguidos, como os brasileiros. Eduardo Cunha acusa o Ministério Público (MP) de perseguição política. A| Justiça:- Apesar das queixas, as instâncias superiores do judiciário, como as do Brasil, têm rejeitado sistematicamente os recursos dos envolvidos. O ministro Teori Zavascki é relator no Supremo Tribunal Federal (STF).

O topo da organização:- A investigação em Portugal já pôs na cadeia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, considerado o chefão beneficiário do esquema. Lula é investigado por tráfico de influência. “Quem deixa roubar está roubando também”. O professor Paulo de Morais é uma referência em Portugal no tema corrupção. Membro da Transparência Internacional, ele afirma que existe um “triângulo de corrupção” entre Brasil, Portugal e países africanos, como Angola.

O trabalho de fiscalização rendeu ao professor um prestígio incomum, a ponto de ele ter decidido se candidatar a presidente nas próximas eleições em janeiro, mas sem se filiar a nenhum partido, o que é permitido pela legislação portuguesa. Taiguara Rodrigues, sobrinho de Lula, é dono de empresa que tem negócios com a Odebrecht e é dirigida por um advogado ligado ao grupo de Sócrates. “Ninguém vai resistir três anos e meio com esse índice baixo.” – Michel Temer, vice-presidente da República, a respeito da popularidade da presidente Dilma.

As agendas secretas:- Os sinais de que uma crise aguda tem saída são as negociações protegidas pelo silêncio. A crise política brasileira parecia um impasse sem bastidores. Não é. Tem muita conversa sigilosa. (Daniel Pereira e Robson Bonin). Dilma e Eduardo Cunha: eles não se suportam, mas resolveram conversar amistosamente sobre a economia e, de passagem , sobre a Lava-Jato. José Eduardo Cardoso e Ricardo Lewandowski se encontraram em Portugal, fazendo o quê? Não sabemos.

Subiu e não cairá. O dólar está acima de quatro reais nas casas de câmbio. É o sinal mais evidente da crise de credibilidade em que o governo jogou o Brasil por ter sido irresponsável com as contas públicas. Levy não escondeu o desgosto com o orçamento em vermelho, apresentado por Nelson Rubens.

A meta original do governo era ter um saldo positivo em suas contas, excluindo os juros da dívida publica, de 100,5 bilhões de reais em 2016. Agora, a previsão é de um déficit de 30,5 bilhões de reais, uma diferença de 131 bilhões de reais. Os economistas apontam muitos caminhos para sair da crise, no entanto, nenhum efeito positivo foi registrado. “Não vamos ignorar que há uma crise econômica e uma política. As instituições, no entanto, estão funcionando bem”. (Michel Temer).

“O poder público se move de maneira paquidérmica. É ineficiente. A iniciativa privada tem melhores condições de agir rapidamente.” (Sérgio Moro-Juiz Federal). “Não podemos continuar pedalando. A Grécia teve a Europa, que a salvou. Nós não temos uma Europa para salvar o Brasil” (Augusto Nardes ministro do TCU). “Precisamos reformar a política e a imensa teia de aranha que é o sistema tributário brasileiro.

É preciso reorganizar o país”. (Abílio Diniz, empresário). O juiz Sérgio Moro diz que existe a necessidade de reagir à queda de confiança na democracia e nas leis. As raízes da corrupção – Ela existe em qualquer país do mundo, sob qualquer forma de governo, em qualquer instituição, em qualquer coisa viva, na verdade. É impossível exterminá-la, mas colocar rédeas nela é mais fácil do que parece.

Lembrem-se de que: “Não existe doação de campanha. São Empréstimos a serem cobrados, com juros altos.”. Alemanha e França ofereciam incentivos fiscais para a prática de suborno fora de suas fronteiras. “Quando as instituições garantem regras válidas para todos, ninguém se sente ‘otário’ por segui-las. “Dizem os especialistas que a corrupção não é exclusividade dos brasileiros, nem do ser humano”.

Por cortesia da evolução, a falta de caráter come solta no reino animal e até no reino vegetal.”. O Cão que virou Santo. Os bichos são nossos amigos, nossos servos, nossa comida. Mas, na Antiguidade e na Idade Média, foram outras coisas: santos, bruxos, políticos e até bandidos. Será que estamos regredindo? Ela passou a faixa – Dilma entrega o núcleo do governo a Lula, os grandes ministérios ao PMDB e se enfraquece ainda mais.

Jarbas Vasconcelos diz que a “saída de Dilma é inevitável”. Deputado do PMDB acredita que a permanência de Dilma ficará insustentável com a chegada do País ao fundo do poço. Para sair da crise, ele defende um governo de unificação nacional conduzido pelo vice Michel Temer. Será que o golpe não será dado pelo próprio PMDB? “A CPI da Petrobras tem feito chantagens com os envolvidos a mando de Eduardo Cunha. Ele usa CPIs e cargos importantes a serviço dos próprios interesses”.

“Do mesmo jeito que o Renan vai para o governo, ele abandona. Acredito que ele pode retornar para reforçar o impeachment”. O governo parou... Apresentada ao País como “gerontona”, Dilma Rousseff vê sua imagem ruir com o envio ao Congresso do Orçamento com R$ 30 bilhões de déficit. Agora, a presidente promete fortalecer o ministro Joaquim Levy na tentativa de salvar as contas públicas e a própria pele. Será que consegue? Até o Vice Michel Temer já demonstra dúvida. E você? Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 07/10/2015
Código do texto: T5407517
Classificação de conteúdo: seguro