O CHAVEIRO DO BAIRRO DOS COELHOS

Para Diógenes a política pode ser comparada com o fogo, pois se ficarmos muito longe sentiremos frio, porém se ficarmos por demais perto, nos queimaremos. Atentando-me à semântica da frase célebre,optei por fazer minha própria fogueira a três quarteirões da escola pública, no bairro dos Coelho( terras do antigo sítio dos coelho) no Recife, onde ministrei aulas de história por quinze dedicados anos. Comprei com dinheiro de economias de solteirão beirando os cinquenta, um sobradinho de dois pavimentos, no de cima resido com meu fiel e tranquilo companheiro dogue alemão. Daí, talvez, quem sabe, esteja a razão de não receber frequentes visitas. No andar de baixo, tornei-me chaveiro por profissão.

Nessa tarde quente de agosto, Recebo Pedrão Barbeiro, Feições tensas, nariz avermelhado e voz grave , ele retruca:

- “Seu Jarbas chaveiro, pela consideração que lhe tenho nesses anos todos, estou lhe dizendo que uma chave, por sofisticada que seja, não pode valer mais que uma fechadura, e seu preço está quase a se comparar com o preço da porta. Por Deus homem!

- Mas é custo benefício – retruquei pacientemente apontando uma cadeira próxima para o Sr. Pedrão Barbeiro sentar-se. Afinal, tenho aprendido isso, se proseia melhor sentado, pois dá-se a entender para o cérebro que se vai demorar, de pé é coisa de quem tá com pressa, e quem está com pressa não se dá tempo a negociar.

- Essa chave que cá estou a mostrar-lhe, é chave de última novidade. É garantia de noite sem susto, lhe asseguro - fiz uma pausa para causar o impacto da próxima , e continue - e por experiência própria lhe explico:Esta chave tem quatro lados e cada lado contém segredos diferentes de quatro a oito pinos. Três delas colocadas verticalmente significam ao todo, se não erro as contas – 24 pinos,12 lados, e 12 segredos, daí ser chamada de Tetra chave.

Acho que por alguns segundos o ruivo de olhos grandes e sobrancelhas caídas sobre os olhos pequenos e de cor azuis, bigodes amarelados misturados até a barba cheia despenteada- palavra que ao vê-lo sempre me vem à cabeça os germanos na idade média exclamando suas imprecauções e juramentos “ Bei Gott” – “Por Deus”, e me pergunto “como pode ter saído daí palavra bigode?”. Mas voltando...depois olhou-me sorrateiro e desconfiado, apertando nervosamente com as mãos a fechadura digna de uma simples chave Gorja, de apenas um dente e um corte lateral no dente:

- E para que diabos vou querer uma chave de quatro lados e oito segredos e sei mais o que, se minha fechadura já está comprada e a bendita chave - perdida no trajeto da loja até em casa - é simples e sem segredo algum?

- A vantagem é que você pode colocar até três fechaduras verticais na porta, olhe que conheço sua porta, passei por lá quando Seu Tota pedreiro estava colocando, e além do mais conheço seu bom gosto pelas coisas, homem. Vai querer que uma porta robusta de Carvalho Branco, resistente à pressão, umidade e deterioração se torne sem o efeito que se espera em se falando de segurança, apenas por conta de uma simples mudança de fechadura?

O efeito foi como uma soprada perfumada nas narinas do Pedrão Barbeiro , que já acomodado na cadeira, coçou de leve o bigode, em gesto de dúvidas. Aproveitei para passar-lhe a xícara com um cafezinho para fechar o negócio, sempre dava certo.

- Sei não meu caro, os portais já estão colocados, e olhe que até o buraco de encaixe da chave ta cavado neles.

- Melhor, acrescente apenas mais só dois buracos homem, três centímetros e meio de distância sentido vertical, levando as três fechaduras lhe faço preço camarada.

Terminada a negociação, e o café, seu Pedrão voltou pra casa com quatro fechaduras e três chaves. As coisas mudam – pensei comigo mesmo olhando a última Tetra chave pendurada na parede, que diferença das primeiras fechaduras romanas de duas argolas, fincadas em cada aba da porta, com um prego passado entre elas. Não era à toa que em letras garrafais marrom claro, eu mesmo escrevi na frente de minha loja num bom e velho latim: "clavus, clavi”.