MÃO NA LATA

Hoje era pra ser mais uma aula densa, com muita teoria sobre ação cultural e fabricação cultural.

Estou em curso técnico de agente cultural promovido pelo Pronatec e realizado pela FASC - Fundação das Artes de São Caetano.

Ainda não me apropriei das teorias , ricas filosoficamente e tão estranhas ao meu mundo de profissional de vendas na construção civil. Ainda assim, pela liberalidade que os professores proporcionam, me atrevo a discordar e dividir meus pensamentos.

Fui surpreendida pelo professor, ao invés da aula decorrer sobre as teorias da respeitada Hannah Arendt, ele felizmente nos apresentou um texto onde, Tatiana Altberg relata seu lindo, maravilhoso projeto na Favela da Maré, de inserção de jovens, pré adolescentes , no mundo mágico da fotografia. Clareia os conceitos de ação cultural, contradizendo Teixeira Coelho , este que radicalmente defende a teoria de que ação cultural não se mistura com ação educacional e tantas outras radicalidades.

Fiquei muito feliz em conhecer o trabalho da Tatiana Altberg, que culminou no empoderamento dos meninos e meninas e no objeto, livro tão lindo, tão poético que retrata Quincas Berro D'Agua de Jorge Amado.

Confesso que no fundo da alma, a Pati idealista, romântica ainda vive.

P.S. Depois espiem; http://www.maonalata.com.br/portfolio/4381