É difícil escrever simples

Quem escreve, mesmo um sujeitinho como eu que sou apenas um caçador de ticacas, sabe que o mais difícil no ofício da escrita é escrever simples, descomplicado, fácil para o leitor ler, um texto enxuto e leve.

Escrever difícil é fácil, basta alinhar palavras que ninguém usa, colocar montes de adjetivos,repetir bastante um só argumento, escrever feito conversa de bâbado, indo e voltando. Fazendo escreve difícil e chato. Pode também colar alguma coisa de Mister Google e de Lord Wikipédia. Vai ser lido apenas por si mesmo, pela família e alguns amigos, unicamente por amizade e caridade.

Fazer a siopinha de letrinhas de maneira simples é difícil paca. Pelo menos para mim, daí recorrer, não raro, aos desabafos políticos. Como é fácil escrever um desabafo político. No meucaso, particular, escrever fica mais cômodo e menos difícil porque desprezo completamente o esmero. o cuidadocom as normas gramaticais e até, pasmem, o cuidado com a ortografia, o meu dicionário é ainda o antigo Houaiss de antes da reforma ortográfica.

Outro ponto que me facilidta, além dod desabafos políticos, só escrevo sobre o meu mundinho, sobre causos que conheço, experiências que vivi, dou uma enfeitada no maracá e pronto. Mas mesmo assim dou um duro danado, tem dias que não sai nada, às vezes fico na janela assuntando a maçaranduba do tempo para ver se surge alguma dica.

Fico pensando com inveja (sadia) danada de outros cronistas desse Recanto que escrevem tão bem e legível, compreensível, gostoso de ler, crônicas que leio e releio, uma duas, ene vezes. Mas sei do esforço deles. E respeito-os demais. Escrever simples não é fácil, é difícil, repito. Adoro ler as crônicas dos cronistas e das cronistas (estas em maior número) desse Recanto. São craques. Eu sou apenas o gandula. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/10/2015
Código do texto: T5409790
Classificação de conteúdo: seguro