Como ensinar tossindo

Meu tempo de motorista de autoridades sempre teve este bônus, me rendeu muitas lições gratuitas. Apesar do trânsito requerer muita atenção, as conversas sempre fluíram naturalmente e nunca foram causa de nenhum acidente.

Certa vez um nobre jurista, sexagenário, fumante inveterado e famoso também por isto, entrou no veículo que eu conduzia, me disse boa tarde, e acendeu o primeiro cigarro após uma longa sessão de julgamento.

Fumou-o com apetite, dando largas tragadas, e logo jogou o toco fora após acender outro cigarro naquele. Na metade do segundo, ele começou a tossir.

Sua tosse foi aumentando, e no trajeto para a sua residência já fui imaginando os hospitais no caminho, se fosse este o caso. Ele ficou vermelho, perdeu o fôlego, longos minutos se passaram, mas nos seus olhos eu via que ele estava tranquilo e dizia para seguirmos, a tosse foi se acalmando. Já estávamos quase chegando, quando ainda ofegante, ele me dirige a palavra:

- O senhor fuma?

Eu respondi positivamente.

- Então é melhor que o senhor pare enquanto ainda é jovem, porque depois de certa idade não tem mais jeito. - Dito isto, acendeu o terceiro cigarro.

Viveu muitos anos depois disto, tornou-se um ministro muito respeitado e faleceu, vítima de câncer, poucos dias após a sua aposentadoria.

Deixou muitas lições de vida, entre elas, esta que estou custando a aprender. Talvez devesse ter largado este hábito mais jovem, mas espero que ainda dê tempo.

Ricardo Selva
Enviado por Ricardo Selva em 13/10/2015
Código do texto: T5412827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.