Nosso bullying de cada dia

Desde que nos conhecemos por gente, todos nós sofremos ou praticamos bullying. Seja com o colega da sala de óculos, que virou o ''quatro-olhos'', ou com a mocinha acima do peso, que virou ''elefantinha''. Os apelidos, o apelidar, é a forma mais comum de bullying. Para quem sofre, aos poucos a sua personalidade e o seu Eu vai sendo ''assassinado'', vai sendo descontruido por aqueles que o praticam.

Durante a adolescência, lembro que em um colegio interno que estudei o bullying que inclusive era incentivado pelo diretor, mas como uma forma punição de através do sofrimento do indíviduo, tornando o mais forte e apto para as dificuldades da vida. Outra forma de castigo e punição era isolar alguém e despreza-lo por um ou dois meses, que não deixa de ser uma forma de bullying combinado.

O bullying é uma forma de destruir a vida de alguém enquanto um grupo se torna mais unido. Mas será que vale a pena mesmo acabar com a vida de alguém, faze-la sofrer apenas pela união de um determinado grupo de pessoas? Será que essa união não pode ser cimentada através do amor, de um ideal, de uma posição política ao invés de ser construida pelo ''compactuar'' ou praticar a ação anti ética que é praticar de bullying com alguém?

Certa vez um pai disse em uma reunião de professores, ''Prefiro que ela seja um bully do que vítima de um bully!'' E então, calmamente a diretora disse; ''Então você prefere que ele roube do que ser roubado?'' Todos ficaram em silêncio e o ''pai'' ficou calado com vergonha a reunião inteira.

Não existe lados positivos no bullying (que na falta de um termo análogo à esse, eu diria que é uma forma de perseguição organizada e sistemática, POS). Ele leva diariamente no mundo todo dezenas de vítimas de suicídio, como o caso Amanda Todd que alcançou repercussão mundial. Ou até aqui mesmo no Brasil, que diariamente o bullying e o cyberbullying levam jovens e adolescentes quando não ao suicídio, para sonhos juvenis de fugir de casa, buscando sair da realidade que se encontra. O bullying é uma forma de violência gratuíta que todas as pessoas deveriam voltar seus olhos. Quando alcança proporções maiores, parte a para a Internet e se torna algo tão difícil de ser controlado que chega a ser uma forma de terrorismo. Não que o bullying seja uma justificativa para alguém pegar uma arma e atirar contra os colégas, porém reportagens como a da Record mostraram que o spree killer era atormentado pelos seus colegas diariamente, apesar de todos saberem que ele tinha problemas mentais. Durante o período de anos de tortura, sua mente não aguentou, teve um surto psicótico e cometeu este ato de loucura. Algo que poderia ter sido evitado se as ''autoridades'' do ambiente escolar tivesse ao invés de fechar os olhos na omissão, ter dado mais atenção ao que acontece embaixo de seus olhos.

Realengo que poderia ter sido evitado se as ''autoridades'' da escola tivessem notado que ele era constantemente vítima de bullying e humilhações, além do fato de sofrer de distúrbios mentais. Ou em ínumeras ocorrências de cyber-bullying, que pode ser mais cruel, pois enquanto o bullying se limita à um ambiente como a escola ou trabalho, o Cyber Bullying em menos de um segundo pode ser compartilhado para o mundo todo, o que é muito mais doloroso para a vítima.

Mas a essência é a mesma, hiperbolização de defeitos da vítima, deboche, caricaturizações, apelidos.

O bullying é um problema real em nosso mundo atual. Já saiu das escolas e entrou no ambiente de trabalho, nas faculdades, em parques, nas ruas. Tão banalizado que a própria palavra bullying passou a ser ridicularizada em tom de deboche pelos agressores.

Você, pai ou mãe que não se importa em educa seu filho sobre bullying, saiba que um dia ele pode se tornar vítima do mesmo bullying que praticou.

O bullying é um problema real. Causa danos emocionais, sequelas, impactos sociais. O bullying pode evoluir para agressão, perseguição e até assassinato. A educação dos pais, dos professores, investimento do Estado em relaçao à educadas nas escolas à respeito do tema, e o bom caráter herdado dos pais são os dois fatores fundamentais para que esse problema social seja corregido.

Danilo Augusto Correia
Enviado por Danilo Augusto Correia em 14/10/2015
Reeditado em 14/10/2015
Código do texto: T5414287
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.