DIA DO PROFESSOR

A minha primeira professora foi D. Maria José, cuja escola era instalada em sua própria casa, ao lado da casa do empresário Petronilo, na 13 de Maio; a segunda, D. Salomé, que também ensinava em sua casa, próxima ao Rio Paraíba. Seguiram-se outras, até que cheguei às mãos da professora Gilvanete Amâncio.

Gilva, como nós a chamávamos, gostava de literatura e nos incentivava à leitura. Presenteou-me com o livro "O grilinho brincalhão". Eu tinha uns 10 anos e já merecia leitura mais séria, mas fiquei encantado com o livrinho e li-o de um gole, sentindo o seu cheiro de novo. rsrs

Sou um habitual de sala de aula, tanto como professor como aluno.Vou na terceira graduação, embora não tenha concluído a primeira, que a propósito era pedagogia. Assim, tenho o ambiente escolar como agente transformador.

Ontem, 15/10, quando comemoramos o Dia do Professor, dei-me a assistir ao filme "Escritores da liberdade", ganhador do Globo de Ouro, com a excelente Hilary Swank.

A história de Erin Gruwel e sala 203 da Escola Woodrow Wilson é real, como é real a fala que transcrevo a seguir, do professor Adriano Godinho: "Não sei se escolhi ser professor, ou se a profissão me escolheu. Aliás, há algum tempo descobri que lecionar não é minha profissão, mas a missão que me cabe, e que resolvi abraçar por toda a minha vida."

Carecemos de pessoas mais amantes do que fazem.