A técnica Jedi de Manipualação da Mente

Existe uma técnica Jedi de manipulação da mente que é relativamente bem conhecida desde os tempos de Aristoteles. Consiste em emitir a conclusão antes da premissa.

A grosso modo é dizer algo como: Você viu a besteira que fulano disse? Ou: Fulano é mesmo um gênio, você viu o que ele disse?

A partir daí o ouvinte já está pronto para uma besteira ou uma sabedoria que se torna praticamente inútil, pois a sentença já foi dada. Esta técnica é repetida há séculos, conhecida e registrada, mas ainda funciona.

Recentemente vi uma série de reportagens antigas sobre os Beatles e observei como a imagem de que o Ringo era o mais fraco e bobo do grupo era construida a cada entrevista. As perguntas mais filosóficas para John, mais musicais para Paul e George e as piadinhas infames para Ringo. Até a versão cartoon oficial deles mostra Ringo com cara de bobo, com olhos desencontrados e orelhas grandes. A própria banda acabou brincando com isso em "With a little help for my friends". Mas essa técnica sobrevive e no Facebook encontrou seu lugar natural. Grande parte das postagens emite pareceres e julgamentos como manchetes, ficando a premissa em segundo plano reforçando assim conceitos pré-estabelecidos.

Meu exercício pessoal para combater isso é tentar provar o contra-argumento. Quando uma postagem afirma que o que vem a seguir é algo genial, tento encontrar o que há de medíocre e fraco no argumento e quando diz que é uma besteira, tento ver o que há de genial e criativo.

Por vezes acabo chegando à conclusão que a sentença dada está correta - até porque se todas estivessem erradas a coisa perderia a graça, mas o mais interessante neste exercício é descobrir que em cada idéia há um arco-íris de idéias e que o genial a besteira são apenas minúsculas gotas no oceano. Há muito mais interesse entre estas pontas.

Samuel Bin
Enviado por Samuel Bin em 18/10/2015
Código do texto: T5418839
Classificação de conteúdo: seguro