O que não tem remédio, remediado está. (3)

Mãe Luiza (bairro) ficou excluída da Copa, na programação cultural da Copa e no guia do torcedor. Ficou oculta entre Petrópolis e Tirol. Tornou-se um morro em branco para novas descobertas. Cartolas e carolas devem ter entendido que só as belezas naturais locais eram mais sensuais. As obras artificiais construídas eram mais imbuídas, para um evento internacional, e também deveriam ser mostradas. Mas Mãe Luiza não se intimidou diante uma federação internacional com filmagens artificiais, com regras e lentes digitais. Mãe Luiza ficou ilhada, filmando e avaliando, uma federação internacional com foco nos amadores.

Façanhas inteligentes para filhos amadores; filhos indígenas com flechas e arcos. Formadores internacionais com focos em um alunado. Com forças de inteligência e forças armadas chegaram. Uma febre internacional desembarcou prometendo futebol e acessibilidade; fortalecimentos imensuráveis e futebol em arenas; festas internacionais com festejos abertos. Revivendo a presença dos americanos, onde e quando as festas eram para todos (fest inter and for all). A força internacional juntou fãs em festas para santos e reis. Promoveu festas internacionais com foco artesanal. Uma força de infantes para forças de amantes, de um futebol inteligente para um futebol no ambiente.

Mas no meio do caminho tinha uma ponte, e tinha uma ponte no meio do caminho. A caminho da arena tinha uma ponte com uma festa de um lado e lagoas transbordando com as águas das chuvas, do outro lado. A chuva que molhou um lado encharcou e inundou no outro. Tal como a moeda tem dois lados, a cara e a coroa, Natal tem dois lados, tem a Zona Norte e a Zona Sul. Com tantas diferenças, que por vezes se entende que a Zona Norte é outro mundo, e não pertence a Natal. Fato notório nos discursos de radialistas e motoristas. Uma terceira ponte para uso exclusivo do transporte público, antes de ser planejada, já é criticada por uns radialistas e muitos motoristas.

Natal foi uma das cidades brasileiras sede da Copa do Mundo 2014. Outros povos já passaram por Natal, com mais evidencias do português, do holandês e do americano, com algumas evidencias dos franceses. Agora com a Copa do Mundo em tempos de paz, todos estiveram presentes em um ato de confraternização. Um campo sem batalhas ou muralhas, onde se trocou as balas de canhão, que eram bolas de ferro, por bolas mais leves, recheadas de ar, com artilheiros e zagueiros disputando em campo. E Mãe Luiza não perdeu a oportunidade de mostrar, diante de lentes e câmeras, sua existência e suas exigências, seus problemas durante a Copa.

Em época de Copa do Mundo Mãe Luiza, no lado sul, soube mostrar sua técnica e seu gingado, com muita ginga e precisão em driblar um, e driblar

outro. Correu por um lado e depois correu por outro. Desceu o morro e passou entre dois zagueiros. Dois zagueiros estáticos edificados na área nobre. Mão Luiza cruzou a área nobre sem fazer falta, evitando ser marcado um pênalti. Os zagueiros continuam em pé no mesmo local. Mãe Luiza chegou à linha costeira, sem cometer a penalidade máxima. Entrou com bola e tudo; areia e entulho, lixo e metralha; águas potáveis e servidas.

Em época de Copa do Mundo Mãe Luiza enfeitou sua Rua Guanabara, palavra de origem indígena que significa seio de mar. Enfeitou sua Rua Atalaia, o refugio do vigia que observa a chegada dos inimigos. Com resiliência enfrentou catástrofes naturais e problemas artificiais.

Cada dia fica mais evidente a globalização, não só da informação e da comunicação via internet, com as denominadas TICs. Há uma tendência em unificar o mundo, tornar único, um sonho universal. A globalização vem em um processo mais evidente, desde a época dos descobrimentos, dando início ao processo de miscigenação. Uma mistura de raças e espécies, conhecimentos e informações. Para uma troca dos usos e dos costumes, de produtos e mercadorias, evoluindo para serviços e novas ideias.

A força centrifuga e a força centrípeta, geradas pelos movimentos de rotação e translação da Terra vão misturam ideias e ideais. Daí a necessidade clara de abandonar o heurístico migrando para o holístico. Um fato precisa se analisado por diversos ângulos, diversos pontos de vista.

E Mãe Luiza lá do alto não tem obstáculo para impedir suas visões, para todas as direções, a partir dos seus pontos de vista, a partir do lugar onde se localiza. Todo ponto de vista, é a vista de um ponto, e cada um enxerga a partir do lugar onde pisa.

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 06/07/2014

Texto produzido para: O Jornal de HOJE – Natal/RN

Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento

Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento

Key Words: management; quality; knowledge

CMEC/FUNCARTE Cadastro Municipal de Entidades Culturais da Fundação Cultural Capitania das Artes Natal/RN

Roberto Cardoso

Votação

Candidato

JULHO a OUTUBRO de 2014 Informática em Revista-Natal/RN

DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2014 Categoria: Colunista em Informática Categoria: Segurança da Informação

INFORMÁTICA EM REVISTA |ANO 8 | Nº 89 |PAG 20 DEZEMBRO 2013 | NATAL/RN

PRÊMIO DESTAQUES DO MERCADO - INFORMATICA 2013 Categoria Colunista em Informática

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 20/10/2015
Código do texto: T5420673
Classificação de conteúdo: seguro