O Encantamento do Dom do Amor

O amor é um grande dom.

Em tudo se revela maravilhoso,desde a sublime harmonia celestial comandando os astros do firmamento infinito até a mais humilde criatura da nossa terra.

Mago do encantamento nos acompanha pela caminhada da vida incutindo em nossos corações os mais puros e nobres estímulos de afeição,bondade,heroísmo,renúncia e sacrifício.

"Amo",em latim,se diz amo,que abrevia a me o:"saio de mim".Assim,praticando qualquer ato de bondade,mínimo que seja,ou até o simples fato de pensar em beneficiar alguém-damos de nós mesmos"alguma coisa saída de nós."Esse ato ou pensamento importa na prática da lei do amor,porque nos esquecemos de nós,ainda que por instantes para nos dedicarmos ao outro.

Difere profunda e caracteristicamente do egoísmo,mesquinho sentimento próprio de quem só pensa em si,que tudo chama a si,"amor que se concentra em si mesmo",opondo-se ao altruísmo.É vocábulo indefinível,sentimento intraduzível,fenômeno inexplicável.Comporta inúmeras situações de bem-querer,cantado em prosa e verso,endeusado pela mitologia,santificado pela religião.Em toda parte o amor é a vida e alma do universo,o encanto da juventude,da velhice:por isso perguntava Goethe:"Mundo!Que és tu para um coração sem amor?"

Tudo o que se faz espontaneamente e de bom grado para favorecer o próximo é manifestação de amor.Amar é a grande Lei, o maior Mandamento.Sem ele a vida não existiria.Amor é vida,é tudo que há de mais belo,criação,ternura,desejo,paixão,tudo o que existe de forte e belo,de carinho e luz,de afetivo,emotivo,sensitivo.Pode ser salvação ou perdição de acordo com a grandeza ou baixeza do sentimento.Felizes os que amam, ditosos os que sabem amar com reciprocidade, benditos os corações amantíssimos!O amor tudo redime,tudo purifica,tudo engrandece.

Esplendidamente significativas as palavras contidas no Evangelho de João: "Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (I Jo 4:7-8)

Enfim,não deixemos que as agruras da vida sequem em nós a nossa capacidade de amar.Amar alguém ou abraçar uma nobre causa com pureza d'alma.Cada um busque amar o que melhor estime.O essencial é amar,não se esquecer de amar,não deixar jamais de amar.

Bergilde
Enviado por Bergilde em 20/10/2015
Código do texto: T5420907
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.