O sonho não acabou

É comum a pessoa sofrer uma desilusão. Ela sempre decorre de uma frustração, de uma derrota, de algo que tentamos e não conseguimos realizar. E a desilusão se repete, sempre há essa pedra no nosso caminho. Faz parte do show da vida. Mas nenhuma desilusão deve evoluir para o desespero. Nunca. O ser humano precisa ter um sonho permanente. E é esse sonho que faz ele se levantar e dar a volta por cima. Se amolecer a desilusão pode se transformar em depressão, a pessoa afunda no volume morto. Sofrer uma desilusão é perder uma batalha, mas não a guerra. Podemos perder ene batalhas, mas nunca devemos nos sentir totalmente vencidos.

Houve um tempo que surgiu uma onda depré que era difundida com uma frase de John Lennon: - O sonho acabou! E Lennon falou, tava falado, era o guro de toda auma geração. E a frase era repetida no mundo toda, acho que venceu aquela outra do movimento estudantil da Grança em 68, "é proibido proibir!".

Só que nunca se lembrava de analisar o contexto e o texto que deu origem a frase de Lennon, era o tempo das manifestações contra a guerra do Vietnã, fim dos Beattles, aquela onda hippie, um certo modismo paz e amor que não construía nada sólido. Mas o que disse realmente Lennon? Ele disse: "O sonho acabou. Vamsos encarar a realidade. Não se drogue por não ser capaz de enfrentar a sua própria dor. Nenhum lugar do mundo fará você se sentir um homem pois, eu já estive em todos os lugares. E só me encontrei em mim mesmo".

Sim, ele deve ter tido uma desilusão, o seu grande sonho talvez estivesse questionando seu grande sonho, mas não estava conclamando ninguém a patir para o desencanto, para o desalento, para o desespero. Pinçaram uma frase de uma reflexão dele e ela virou slogan.

Por isso não gosto das palavras de ordem, dos slogans, do modismo. É ma forma de fascismo. A pessoa tem que manter o seu sonho, principalmente os sonhos de liberdade e de construção de uma sociedade nova. O sonho é a esperança da vida. A Esperança é o sonho do homem acordado. O sonho não acabou, jamais vai acabar. Dane-se a desilusão. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/10/2015
Código do texto: T5422789
Classificação de conteúdo: seguro