O GOVERNO BRASILEIRO DE PIOR A PIOR

O GOVERNO BRASILEIRO DE PIOR A PIOR

“Aceita-te como és e aceita a vida em que deves estar, na condição em que te vês, a fim de que faças em ti o burilamento possível. Decepções constituem o preço com que se paga a luz da verdade”.(Emmanuel).

O grande físico inglês, sir Oliver Lodge, escreveu uma pequena obra, sintetizando as conquistas da ciência e da filosofia, no terreno do conhecimento do homem em si mesmo, para concluir, de acordo com as novas perspectivas abertas para a espiritualidade, em favor da base renovadora de que o homem é ainda um processo em desenvolvimento. Esta tese contradiz os dogmas religiosos que dão ao homem como obra consumada por Deus, mas não contradiz os ensinamentos mais profundos e mais antigos das escrituras sagradas, em que as religiões procuram assentar as suas teses, nem contradiz o resultado das modernas pesquisas científicas e a mais avançada concepção filosófica da origem e do destino do homem.

O ser humano é muito difícil de conviver com ele, visto que a disponibilidade da inteligência, do livre-arbítrio e do instinto, fez com que ele agisse muitas vezes movido pelo instinto em detrimento da inteligência. Aristóteles, o grande filósofo grego observa que o homem é um ser que necessita de coisas e de outros, sendo por isso, um ser carente e imperfeito, buscando a comunidade para alcançar a completude. E a partir disso, ele deduz que o homem é naturalmente político. Além disso, para Aristóteles, quem vive fora da comunidade organizada (cidade ou Polis) ou é um ser degradado ou um ser sobre-humano (divino).

O cidadão é aquele homem que tem o poder executivo, legislativo e judiciário. Os velhos e as crianças não são realmente cidadãos. Os velhos pela idade estão isentos de qualquer serviço e as crianças não têm idade para exercer funções cívicas. Conforme Aristóteles, o conceito de cidadão varia de acordo com o tipo de governo. Isso porque o cidadão é aquele que participa ativamente da elaboração e execução das leis, sendo estas elaboradas pelo rei (monarquia), por poucos (oligarquia) ou por todos os cidadãos livres (democracia). No entanto, nem todos os que moram na cidade são cidadãos.

Aristóteles diferencia habitante de cidadão, pois aqueles apenas moram na cidade, não participam dela, enquanto que esses dos que realmente pensam sobre ela tem o direito de deliberar e votar as leis que conservam e salvam o Estado. Seguindo a etiologia estabelecida em sua metafísica, Aristóteles concebe, também, as quatro causas que determinam uma comunidade. Estas são agrupamentos de homens unidos por um fim comum, relacionando-se pela amizade e justiça, isto é, por um vínculo afetivo.

São características da comunidade:- Causa Material: Lares, vilarejos, etc. É a partir de onde nasce a cidade; - Causa Formal: O regime ou a Constituição que ordena a relação entre suas partes, dando forma a ela; - Causa Eficiente: Desenvolvimento natural. Para Aristóteles a cidade é um ser natural, um organismo vivo; - Causa Final: A finalidade da cidade é a Felicidade, ou seja, alcançar o bem soberano. Para Aristóteles, “toda comunidade visa um bem”. O bem de que se trata aqui é na verdade um fim determinado.

Não se refere ao bem correto, universal, mas a todo ato que tem como finalidade, certo bem. Sendo assim, toda comunidade tem um fim como meta, uma vantagem que deve ser aquela principal e que contém em si todas as outras. Portanto, a maior vantagem possível é o bem soberano. A comunidade política, afirma Aristóteles, é aquela que é soberana entre todas e inclui todas as outras (Política, 1252 a3-5). Isto significa que a comunidade política é a cidade, que inclui todas as outras formas de comunidade (lares e vilarejos) que a compõe.

A cidade é o último grau de comunidade. Além disso, a cidade é soberana dentre todas as comunidades e visa o bem soberano, existindo, portanto, uma analogia. O fim de cada coisa é justamente a sua natureza, assim como o todo é anterior às partes. Dessa forma, além da comunidade política ser a natureza de todas as outras comunidades, ela é lógica e ontologicamente anterior a estas. Por isso ela deve prevalecer sobre as outras partes.

Do mesmo modo, o cidadão é aquele que, por deliberar e criar leis, é um homem melhor do que os outros que não participam do governo, diferenciando, naturalmente os homens entre senhores e escravos. Portanto, o animal político ou cidadão é o homem livre que goza de direitos naturais por sua competência em comandar, enquanto que aos homens dotados apenas de robustez física e pouco intelecto são aptos para obedecer, e essa analogia se estende a relação entre a soberania da cidade e as comunidades que participam dela com seus fins específicos.

A cidade é soberana porque visa o bem comum, soberano. O homem livre é soberano porque é senhor de si. (Fonte: Brasil Escola-João Francisco P. Cabral). Diante das excelentes informações vamos mostrar várias peripécias de que é capaz o homem realizar quando está no poder e quando quer exercê-lo de uma maneira ou outra. “Um segredo suíço”:- Ministério Público da Suíça encontra US$ 5 milhões em contas atribuídas a Eduardo Cunha no exterior e complica a situação do presidente da Câmara que, em março, negou a existência de movimentações financeiras fora do País.

O político afirma serem infundadas as acusações, no entanto, se confirmada, pode levar não só o afastamento como à cassação do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha. O que pesa contra o presidente da Câmara. Recebeu segundo delatores da Operação Lava-Jato US$ 5 milhões em propina desviada de contratos firmados pela Diretoria Internacional da Petrobras.

Tinha a “palavra final” nas indicações para a área internacional, incluindo a nomeação do Jorge Zelada que substituiu Nestor Cerveró no comando do setor, de acordo também com um dos delatores. Articulou a apresentação de requerimentos de informação numa das comissões permanentes da Câmara para pressionar fornecedores da Petrobras a pagar propina, segundo a denúncia apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador Geral da República.

Apareceu, ao lado de familiares, como beneficiário de contas na Suíça, conforme identificaram os procuradores daquele País. Cerca de US$ 5 milhões foram bloqueados nestas contas. Caso Cunha deixe o comando da Casa, assume em seu lugar o vice Waldir Maranhão (PP). Como o parlamentar do PMDB ainda não completou metade do mandato, Maranhão teria de convocar novas eleições num prazo de cinco anos. E as diabruras políticas continuam. Uma negociata e tanto: Medida provisória que beneficiou montadoras em 2009 foi comprada por lobby, que depois repassou dinheiro ao filho de Lula.

O fato de a negociação ter passado pela Casa Civil comandada por Dilma eleva a tensão política na semana de suas contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No rastro do dinheiro:- 1)-A medida provisória foi analisada pela Casa Civil, comandada em 2009 - pela presidente Dilma. A MP ainda passou pelos ministérios de Ciência e Tecnologia. Desenvolvimento e Fazenda.

2)- Em 11 e 19 de novembro de 2009, representantes de montadoras celebram contratos com empresas de consultoria para reivindicar prorrogação dos benefícios fiscais que permitiram o desconto do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados). 3)-No dia 20 de novembro, Lula assina MP que prorroga o abatimento do IPI. 4)- Em março de 2010, texto é aprovado no Congresso.

5)- 15 de outubro, e-mails mostram que houve um acordo entre consultorias e pessoas do governo que previam um pagamento de R$ 4 milhões para a aprovação da Medida Provisória (MP). 6)-Em 2011, uma das consultorias envolvidas na compra da MP repassa R$ 2,4 milhões a empresa de marketing esportivo de filho do ex-presidente Lula. Há suspeitas de que empresas negociaram pagamentos de até R$ 36 milhões a lobistas para conseguir do Executivo a medida provisória que promulgou incentivos fiscais de R$ 13 milhões ao ano.

Quando ministra da Casa Civil, presidente Dilma deu aval à operação suspeita. E continua o pesadelo fiscal brasileiro. O ralo da sonegação. Em vez de adotar o amargo remédio da alta de impostos, o governo deveria trabalhar para impedir uma evasão fiscal que somará R$ 500 bilhões só este ano. Enquanto isso não acontece, quem paga a conta é o contribuinte. Você paga o pato: Em frente ao Congresso a FIESP protestou contra a proposta de recriação da CPMF (Contribuição Provisória de Movimentação Financeira).

De provisória para permanente é apenas um pulinho de nada. A Receita Federal de Jorge Rachid deixará de arrecadar R$ 271 bilhões só com renúncia fiscal. Bastava fiscalizar e punir... 2.011:- Valor sonegado: R$ 341 bilhões (equivalente a 8,42% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2011). 2013:- Valor sonegado: R$ 406,9 bilhões (equivalente a 8,45% do PIB de 2013). 2.014:- valor sonegado R$ 443,9 bilhões (equivalente a 8,6% do PIB de 2014). 2015:- Estimativa de sonegação: mais de R$ 500 bilhões (equivalente a cerca de - 9,3% da projeção do PIB de 2015).

As ruínas das conquistas sociais: Corte de R$ 26 bilhões na Saúde, Educação e moradia faz ruir o último discurso petista, aniquila conquistas e põe em xeque a capacidade de o governo domar a crise. (Fonte: Revista (Isto É). “Nada mudou: Jackson de Jesus abandonou (1) a escola aos 11 anos. Taisiane simião (2) engradidou aos 15. Robson Leite (3) só vive de bicos. A visita de Lula ao povoado, há 10 anos, não surtiu efeito algum. Com os R$ 26 bilhões que Dilma cortou, seria possível construir 17 mil leitos de UTI ou 6 mil creches.

Muito diferente, o discurso de Dilma durante a campanha se revelou uma farsa. Nada do que ela prometeu se realizou. Indefinição: - O - Bolsa Família está fora dos cortes, mas o futuro do programa é incerto. Tesoura afiada: Os principais cortes do governo na área social previstos para 2016(em bilhões de reais). Programas: PAC _ Minha Casa Minha Vida 9,1; Construção de creches e Pré-escolas 3,3; PAC: Mobilidade Urbana 6,4; Pronatec 2,3; Ciência Sem Fronteiras 2; PAC Saneamento 2; Assistência ao Homem do Campo 0,3; Construção de Cisternas 0,3; Programa Nacional de Banda Larga 0,2; Construção de Unidades Básicas de saúde 0,1- Total 26 bilhões de reais.

O discurso de Dilma e a dura realidade. As promessas da campanha presidencial e o que aconteceu com o País. O discurso: “A partir de agora, a conta de luz das famílias brasileiras vai ficar 18% mais barata. O Brasil vai ter energia cada vez melhor e mais barata”. A realidade: A conta de luz subiu 48% até setembro. O discurso: “Temos baixado juros, reduzido impostos e ao mesmo tempo, estamos ampliando o investimento na saúde e educação”.

A realidade: O Banco Central elevou a taxa básica de juros de 13,75% para 14,25%, o governo aumentou impostos e cortou bilhões s da saúde e da educação. O discurso: “ Todas as nossas políticas têm o objetivo de gerar empregos, reduzir a desigualdade social e criar mais oportunidades para que as pessoas cresçam na vida”. A realidade: O País está mergulhado na pior crise econômica em quase 30 anos, com descontrole inflacionário e desemprego generalizado.

Os cortes de R$ 26 bilhões nos programas sociais correspondem a 74% do superávit primário (economia para o Pagamento de juros e dívidas) prometido pela União em 2016. Ou seja, para atingir uma meta moratória, Dilma não se envergonhou de dizimar benefícios conquistados nos últimos anos. “As famílias estão fazendo um ajuste fiscal em casa”, diz. Entenda-se por isso o corte radical de gastos ´, e mais tesouradas devem vir por aí ( Presidente do Data Popular, Renato Meirelles). Crise sem fim: A avalanche de indicadores negativos que asfixiam a economia brasileira.

Nos últimos 12 meses o Brasil perdeu quase 1 milhão de empregos formais. Em 2005, os pedidos de falência terão a maior alta em 10 anos. A indústria de alumínio prevê uma queda de produção de 7% neste ano. Será o maior tombo em três décadas. O juro do cartão de crédito chegou a 400% ao ano. É o maior do mundo. De janeiro a setembro, 253 empreiteiras recorreram à recuperação judicial, número 25% superior ao mesmo período de 2015. A carga tributária brasileira já equivale a 35,9% do PIB. Uma das mais altas do planeta. Nos EUA, o índice é de 24,3%.

O investimento em obras e serviços realizados no primeiro semestre de 2015 foi de R$ 17,3 bilhões menor do que em igual período do ano passado. Pesquisa global realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com o Duke University e CFO Magazine mostrou que os executivos brasileiros são os mais pessimistas do mundo. A classe C volta a sofre, aliás, nesse governo nunca deixou de sofrer. 94% mudaram o comportamento para diminuir os gastos. 62% fazem bico para complementar a renda. 53% trocaram a marca dos produtos de limpeza por uma mais barata.

50% deixaram de pagar pelo menos uma conta. 44% pararam de comprar roupas. 41%passaram a comprar marcas de produtos de beleza mais baratas. 28% fizeram compras a prazo pelo menos cinco vezes em 2015. 20% pediram dinheiro emprestado mais de quatro vezes em 2015. (Pesquisa Data Popular). Pouco depois que a foto de Lula em Caruaru foi tirada, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF0 resolveu visitar as crianças e suas famílias. Preocupado com o futuro delas, ele enviou uma carta a presidente, com conteúdo premonitório. Dizia o texto: “ No olhar dessas crianças, vi a tragédia que herdamos. Mas vi outra maior: a possibilidade dessa realidade continuar com os filhos dessas crianças. Uma herança que, aí sim, seria deixada para nós”. E você estimado leitor como se encontra. Está satisfeito com o governo petista? Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 23/10/2015
Reeditado em 23/10/2015
Código do texto: T5424869
Classificação de conteúdo: seguro