O sucesso de Sofia

       A pequena Sofia é uma menina linda, com olhos brilhantes, sorriso largo no rosto, cabelos crespos e pele negra. Mora com os pais e três irmãos, em uma cidade do interior da Bahia. Ela cresceu vendo e ouvindo falar do sucesso de mulheres com padrão de beleza diferente do seu: mulheres altas e magras, de pele loira e morena, cabelos lisos e bem cuidados.
       Sofia se achava diferente e desejava ser igual às modelos brancas e morenas que apareciam nos programas de televisão. Ela não gostava da sua cor e nem do seu cabelo. Perguntava à mãe por que era diferente e a mãe respondia que apenas as características físicas eram diferenciadas, mas que todos eles eram iguais perante a lei e deveriam ser respeitados e valorizados.
       Sofia cresceu se achando feia e excluída. Mas, ela tinha muitos amigos que elogiavam a sua beleza negra e a sua cultura. Aos oito anos de idade, após um baile na escola, ter sido fotografada e ter sua foto publicada em uma rede social, foi convidada a participar de um concurso de beleza, sendo convencida a aceitar a proposta.
       Ao final do desfile, Sofia foi escolhida a menina mais bonita, dentre as vinte e cinco concorrentes. Nesse momento, ela assumiu a sua identidade e reconheceu o valor dos afrodescendentes na formação da cultura de uma sociedade.
       Aos quinze anos de idade, ela se transformou em uma modelo internacional, reconhecida e admirada por todos.


 
Joyce Lima
Enviado por Joyce Lima em 26/10/2015
Reeditado em 27/10/2015
Código do texto: T5427326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.