Migrantes ou Retirantes?!!!

Migrante cresceu a poucos kilometros do “oceano” amparado por São José de “Ribamar” teve oportunidade de sonhar estudando o mapa do Brasil (Riba Mar) homens que se adentra em alto mar suas “serpentes” são as tormentas seus destinos são os “vendavais” seu desafio esta no Sudeste erradicar o “cabra da peste” comprar seu primeiro automóvel e ser o “herói” para o seus pais? Naquela rua onde cresceu todos comentam o filho de (Riba=Riba) o que seus vizinhos não sabem é que ele deixou uma casa confortável e o aconchego da família convive no anonimato de um “barraco” e já que não faz “uso” daquele “barato” foi apelidado de Tonho Buchecha?!!! Já o retirante seu “drama” é constante “vive” exclusivamente da “Terra” e esta acorrentado à aquela situação e seu sonho distante é nunca passar “fome” e seu grande patrimônio é sua “família incluindo seus animais” sair daqui pra fazer o quê? Não sei “ler e escrever” minha mãe é a Terra, meu pai é o sertão?!!! Amparado por Padre Rumao Batista que não conheceu e se tiver sorte pode chegar a “Padim” Pade Ciço?!!! Esta fome esta “gota serena” que parecia tão pequena “noite e dia” ronda meu “Terreiro” até parece que “Padim Pade Ciço” nos abandonou, esta “peste” bobônica” fez uma “tirriça” em todos os meus animais?!!! Não me deixou “saída” terei muita sorte se conseguir alcançar com “vida” um bom “Viaduto” na Grande Sum Paulo?!!! Os migrantes escapam da fúria dos coronéis “cabeça de búfalo” e do voto de cabresto?!!! Os retirantes escapam da fome do “saber” e da miséria crônica?!!! O lendário Lampião morre no “museu”. Mal sabem “eles” que ali nas grandes metrópoles os grandes “Chefões” e suas “equipes de guardas postas” os aguardam e vislumbram com esta “legião” de mão de obra especializada?!! Seus produtos não possuem marcas registradas?!!! E suas “riquezas” não tem “dono definido” e seus “vendedores na precisam saber” ler e escrever?!!! E seus filhos exclamam admirados papai porque eles usam “fuzis” e continuam convivendo com os “Lampiões” modernos”?!!! e seus filhos cansaram pelo meio do caminho e perdem o gosto das “Formaturas e das profissões”?!!! Agora recrutados. “Recrutados” de fuzis nas mãos tomam gosto pelo “poder” adquire um novo palavriado passam à odiar, à palavra Nordeste?! Lugar de cabra da peste é lá no sertão?!!! Os filhos que escapam desta peneira da luta à busca da fama da calçada “alguns até sonham em ser presidentes”?!!! por mais que eu pesquisasse nunca encontrei o porque lá no Maranhão uma situação delicada é denominada de “Boca de caie ra” o porque do arretado, do abestado e do abilolado?!!! E porque na “paraíba” todo Severino” passa à ser chamado de (Bill)?!!! Foi quando no meio do forrozão arretado houviu-se um grito abestado?!!! Que acoche o Buriti?!!!

moraesvirada
Enviado por moraesvirada em 27/06/2007
Código do texto: T542798
Classificação de conteúdo: seguro