Mansidão
 
Os comportamentos  humanos  tem várias  nuances segundo os humores,predominante  em cada indivíduo .Podemos ser propensos a ataques de irá, fúria  ou o oposto,sermos complacente  e pacíficos diante de adversidades.
Temos a informação de que nosso temperamento, afeta diretamente,nosso organismo,causando problemas diversos entre eles o mais fatal,  cardiopatias, que se não  forem tratadas  e  o paciente não tiver acompanhamento, com medicação  e terapia,pode levar à  morte.
As explosões  gratuitas  e fortuitas de raiva,desgastam o músculo cardíaco, o que por vezes,traz complicações enormes. 

Se estamos em uma situação  desagradável  e o outro se torna agressivo melhor a fazer é  sair e deixa-lo falar sozinho,pois a partir do momento que este tomou a iniciativa de agredir,xingar e gritar,já perdeu a razão. Não  participar da agressão,  não  diz que você  é covarde,mas que tem sensatez,isto é  fato, se você  é uma pessoa sensata porque perder seu tempo e sua saúde  com brigas acaloradas, e que provavelmente, não  te trarão  benefícios imediatos e por vezes nem reais,briga-se  por uma idéia, um time,uma vaga no estacionamento ,um esbarrão, coisas que poderiam ser negociadas ou debatidas de forma mais amena. 

A sociedade se esmera em  mitificar aquele que é agressivo em detrimento das pessoas pacíficas, esse comportamento é reforçado através de conceitos e clichês deturpados, tais como: ser pacífico é ser tolo e sonso; não se leva desaforo para casa, se levar é otário, entre  outros mais. Aqui, faço uma ponte para frisar uma diferença importante, ser pacífico é diferente de ser passivo, pois a pessoa passiva, é inerte , não atua.

 
Tem um livro de um médico cardiologista do RJ,Dr. Claudio Domênico,membro da Sociedade Européia de Cardiologia, onde ele relata alguns casos, e fala da importância de se manter a calma, mesmo diante de situações melindrosas.Não se quer dizer com isso, que basta ser calmo e viverá 150 anos , isso não é possível, mas se mantiver um ritmo de vida mais saudável,deixando o sedentarismo de lado, aliado a um comportamento mais brando, terás chances de ser mais longevo do que os outros.

Entendo toda dificuldade que cerca o dito comportamento pacífico, pois como se comportar assim,quando somos agredidos seja verbalmente, fisicamente e até virtualmente,sei que dá vontade de partir para cima,dá  uns petelecos  no cidadão. Mas qual é  o ganho, no momento extravasar a raiva e depois, e nosso coração  (órgão ),fica mais estriado e com dificuldades  de bombear sangue, e com o passar do tempo,ele sucumbirá.

Bom, fica apenas uma sugestão,longe de mim querer passar um sermão,não tenho vocação para o sacerdócio,e também não possuo as credenciais do renomado médico acima citado,resta a cada um analisar e ver o que é  melhor pra si, por isso cada pessoa pode observar seu estilo de vida e como se mantém diante do stress e da ansiedade que a vida diária nos impõe.
Viver melhor em uma sociedade tão agressiva,hipócrita  e preconceituosa  como  a nossa, é um ato de heroísmo, mas não custa tentar. Cabe a cada um fazer suas escolhas, eu já fiz a minha.

 


 
 

Sugestão de leitura
Livro:Te cuida ! -Guia para uma vida saudável
Autor: Dr.Claudio Domênico
Editora: Casa da Palavra

 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 29/10/2015
Reeditado em 15/10/2018
Código do texto: T5430886
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.