Considerações do ônibus do futuro para o futuro e o futuro do ônibus.

Greves de ônibus, de cobradores, de fiscais e de motoristas, de sindicato dos rodoviários. Protestos de estudantes, e da população. Protestos de uns e revolta de outros, críticas de mais alguns, incompreensão de mais outros tantos.

Aumento de passagem, redução de tarifa, isenção de impostos, renuncia fiscal, cobrança de custos e apresentação de planilhas. Problemas, incertezas e dúvidas, cálculos, recálculos e insatisfações. Dissídios coletivos das classes trabalhadoras e aumento do combustível, todas as variáveis se influenciam umas as outras e retorna-se ao ponto zero, ao ponto das negociações.

Dificuldades no transito e no transporte publico. Excesso de carros transitando e carência de ônibus nas ruas em horários de pico e no retorno do trabalho para casa. Ninguém circula de madrugada com tranquilidade, muito menos com facilidade, são grandes as dificuldades. E a cidade de Natal/RN com tantas universidades, tantas faculdades, tantos cursos técnicos e tantas escolas.

Com tantas tecnologias, com tantos cursos e recursos tecnológicos, com tantos estudantes precisando colocar em pratica suas ideias e conhecimentos, com tantos professores e mais tantos consultores e outros tantos pesquisadores. Tem foguetes para ir ao espaço, mas não há ônibus para chegar ao foguete. Como disse Rubem Berta precisamos de condução para chegar ao aeroporto, porque o avião já está nos aeroporto.

E com tantas possibilidades de solicitar e receber, em obter e conseguir recursos junto a governos estadual e federal, junto a fomentadores e incentivadoras da pesquisa, para financiamento de projetos e ideias. Com tantas incubadoras aguardando ideias novas, para testar, pesquisar e implantar.

A cidade tem e teria as condições reais e necessárias para montar e de montar, idealizar e criar um ônibus automatizado e computadorizado, capaz de avaliar os cursos e os percursos. As relações entre distancias percorridas, km a km, km por km e, contando passageiro por passageiro transportado. Custos de combustíveis por trechos e horários diferenciados.

O ônibus futurista serviria para montar, remontar e desmontar rotas. Para calcular planilhas de custo das atuais linhas existentes, bem como oferecer serviços de consultoria a outros municípios e a outras empresas onde elas estivessem. Alem de testar novas linhas que antecipadamente poder-se-ia saber os custos antecipadamente e prioritariamente de uma linha antes da licitação. De posse de todas as informações de determinada linha e/ou percurso cada prefeitura teria condições de saber o custobenefício e oferecer ao empresariado de transporte, e este condições de saber o custo e o retorno financeiro da linha.

Um ônibus confortável, climatizado, arrodiando e arrudiando, dobrando e rebolando em cada esquina, percorrendo as ruas de Natal em horários diversos e situações adversas, com catracas na porta de entrada e na porta de saída, com a intenção de calcular volume de passageiros que entram e que saem em trechos percorridos.

Um ônibus dotado de uma tripulação com motorista, cobrador e auxiliar para atuar como informante do que acontece em cada viagem além de pesquisar e oferecer ajuda e ainda coletar informações, reclamações e sugestões de usuários.

Uma ideia a ser sugestionada e direcionada a montadoras de carrocerias de ônibus, onde estas estariam testando junto aos passageiros e condutores as condições ergométricas e conforto de cada um, passageiros portadores ou não de necessidades especiais, cobradores portadores ou não de necessidades especiais. Riscos e a saúde do trabalhador.

Se a cidade e o estado estão na ponta do continente, também é preciso ter tecnologia de ponta e ideias que avancem adentro. Gestão de transportes é gestão da qualidade, gestão de recursos, gestão de qualidade de vida para usuários e rodoviários.

Considerações do ônibus do futuro para o futuro e o futuro do ônibus.

BLOG

Natal - Parnamirim/RN ─ 06/06/2013 Roberto Cardoso (Maracajá)

Cientista Social Jornalista Científico

Sócio Efetivo do IHGRN (Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte)

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 30/10/2015
Código do texto: T5431927
Classificação de conteúdo: seguro