Penumbra da vida

A vida é alvo de vários estudos científicos, filosofias, crenças e inúmeras indagações poéticas, sendo seu valor imensurável e sua pertinência intransferível.

Por de traz das paredes onde vivemos “enjaulados” por nós mesmos, a vemos como algo a ser desvendado, e é nessa ocasião que acabamos por nos prender em um foco obsessivo em obter resultados e conclusões, não nos atentando à essência da própria vida. Esquecemos que por de traz dos nossos projetos e ambições, existe uma imensidão de experiências a serem vividas, e acreditando na nossa, muitas das vezes, falha capacidade de entendimento, almejando por “milagres” que possam nos enaltecer. A humanização por muitas vezes é perdida enquanto nos dirigimos com afã àquilo que chamamos de “satisfação pessoal”. Tal pretensão torna-se enleante, visto que quase nunca as pessoas alcançam sua satisfação completa, ao passo que, influenciados ou não pelo capitalismo e pela disputa direta na sociedade atual, almejam cada vez mais poder.

Nessa busca desenfreada por satisfação pessoal infinda, acabamos por nos aprisionar em nossas próprias correntes que nos impedem de sermos verdadeiramente felizes, e desfrutarmos dos pequenos detalhes que nos rodeiam. E é quando vemos diante de nós a tênue linha que separa a vida da morte, quando vemos apagar de um olhar o brilho do âmago é que compreendemos: estamos perdendo tempo, pois o relógio corre contra nós que não desfrutamos de tudo aquilo que nos é oferecido tão desinteressadamente.

Passamos tão despercebidamente diante de tudo que nos rodeia, que não observamos o esplendor da natureza, a beleza no olhar inocente de uma criança, bem como nos detalhes do sabor dos alimentos. A essência da vida é como o entardecer sob uma grande e bonita árvore: grandioso, belo e único, além do mais, ele simplesmente está lá, disponível para todos que quiserem admirá-lo enquanto é possível.

Por isso, em meio às ocupações diárias, devemos nos atentar que os raios solares que tocam nossa pele, são os mesmos raios que contornam suavemente os ramos das nossas vidas, e não importa o momento que estamos passando na nossa trajetória, temos que ter a certeza de que por de traz da penumbra dos galhos existentes sobre nós, habita um sol forte e grandioso pronto para nos iluminar enquanto é possível. Até que um dia, o entardecer da nossa vida culmine em uma noite sem fim, e não haja mais tempo para quaisquer epílogos.