"Fernando Brandi-Primeiro e Único" = Humor/ Humoire
(Bilíngüe* )


Aposto que muita gente vai pensar que estou ficando metido a besta, mas todos podem confirmar: basta ir até a páginas inicial do Recanto das Letras, digitar Fernando Brandi, e constatar que só há um Fernando Brandi lá. E sou eu.
“Grande coisa...”, sei que você vai pensar, mas analisemos: existem tantos Fernandos neste país que um dia eu ia passando pelo Viaduto do Chá, coalhado de transeuntes (acho bacana o cara ser transeunte...), quando passei direto por um credor meu, fingindo, logicamente, que não o vira. Ele não fingiu, e como eu estava longe, ele berrou um Fernando tão bem berrado que dezenas de Fernandos saíram correndo. Teve até um, mais assustado, que pulou do viaduto do Chá para a vida eterna.
Todo Fernando que conheço gosta tanto do próprio nome que batiza um filho com o seu nome, ou uma filha de Fernanda. E com isso os Fernandos se espalham como uma praga, chegando alguns até a Presidência da República, ou à Prisão de Segurança Máxima de Presidente Bernardes depois de haver relaxado muito à beira-mar.
De Fernandos às vezes acho que existe até plantação. Posso até imaginar um latifundiário dizendo: Eu aproveito bem a terra. Tenho um excelente fernandal. Forneço até para o Ceasa...
E temos também os importados. Um, ótimo, lá de Portugal, que eu não sei se a gente pronuncia Pessoa ou Pissoa. Acho que foi ele que disse “qualquer despesa  vale a pena se nos apetece a pequena”, ou coisa parecida.
Quando fazia ainda muito sucesso, a Perla cantava uma música em homenagem a um Fernando. Espalhei em minha terra que era em minha homenagem e eles acreditaraaaaamm!
Os Fernandos portugueses têm seus nomes grafados da mesma forma daqui, mas a pronúncia é mais para Furnando, que também convenhamos, não é lá um nome feio. Ainda mais quando dito com a graça portuguesa: “Ó, Furnando...”
Terminando de acabar e chegando ao fim desta crônica, um dia encontrava-me em um elevador com mais quatro senhores e o ascensorista cumprimentou um de nós, velho conhecido seu: Como vai, seu Fernando? – Três de nós respondemos no ato: Bem, obrigado; e o senhor?
Vá ter Fernando assim no inferno...Bem, já deve estar cheio também...

* O "bilíngüe" do título refere-se ao uso, pequeno, do português de Portugal, uma língua que lembra muito nosso idioma, um pouco menos quando falada. Bilíngüe é com ou sem trema? Ô língua...
Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 27/06/2007
Reeditado em 27/06/2007
Código do texto: T543472
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.