Vossa Excelência ofendeu minha Excelência

Vossa Excelência (V. Ex.ª) é um tratamento dado ao Presidente da República, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais, estaduais e vereadores. Autoridades de outras esferas também assim são designadas, mas nesse caso vamos ficar no Legislativo e revelar o diálogo (sempre respeitoso) entre duas personalidades políticas.

- Vossa Excelência não é digna de ocupar esse espaço, é mentiroso, corrupto, criminoso.

- Mentiroso e corrupto é Vossa Excelência...

- Mas não sou criminoso.

- Vossa Excelência anda espalhando boatos mentirosos na imprensa a meu respeito. Mentiras essas que não são verdadeiras. Vossa Excelência nem merece esse tratamento que remonta ao Império Romano.

- E Vossa Excelência, além do mais, é ignorante. ‘Vossa Excelência’ foi um termo criado pelo imperador Dom Pedro II para identificar seu ordenança da cavalaria - que por sinal, como conta a história, era seu bisavô.

- Meu bisavô era secretário-Mor do Imperador, não limpador de cavalos. Vossa Excelência deveria lavar a boca antes de falar de meus antepassados.

- Era quem lavava a bunda suja dos cavalos do Imperador. Não queira mudar o curso da história, Excelência.

- Assim Vossa Excelência ofende minha Excelência... Irei denunciá-lo ao Conselho de Ética dessa Casa.

-Só por que Vossa Excelência não gostou de ver revelado que seu bisavô não era o bam bam bam que Vossa Excelência apregoa por aí?

- Inclusive... Mas primeiramente pelo tratamento nada exemplar que Vossa Excelência dispensa aos demais membros dessa honrosa Casa de Leis. Nossas outras ‘Excelências’ merecem respeito. Se isso for para a imprensa, seremos doravante tratados de limpadores de bunda de cavalos. E não foi para isso que o povo nos elegeu.

- Vossa Excelência tem razão. O convido para darmos entrada a uma Lei Suplementar para que essa parte da história do seu bisavô seja tirada do livro. Ou até (e por que não?), que todos esses livros sejam retirados de circulação.

- Vossa Excelência sempre nos surpreendendo! É de homens com esse espírito democrático e empreendedor que esse País necessita.