Tampa de Crush

Acho que as pessoas mais adentradas nos anos recordam da expressão "Tampa De Crush". Designava o cara que era muito bom, arretado, bambambã. Era no tempo que as pessoas gostavam de amassar as tampas de garrafas com as mãos, claro que não eram de plástico, mas de uma espécie de metal ou flandres, e as mais difícies de dobrar eram justamente as de Crush. Era mesmo difícil, daí oapelido de tampa de crush em quem era mesmo diferenciado, e duro na queda.

Ainda hoje ouço a expressão dita por coroas saudosos daquela época. Só que hoje simplesmente não existe mais quem possa ser chamado por esse apelido. Os líderes e celebridades da atualidade são quase todos dobráveis. Não têm a força dos de ontem. Juro que não estou defendendo a minha geração, os mais antigos. Mas apontando um fato. Hoje as pessoas sao, por assim dizer, flexíveis em excesso, há um exagero de jogo de cintura. Os caras mudam de lado com uma facilidade tremenda.Mudam de grupo a três por quatro. Não têm palavra. Palavra empenhada hoje é palavrão. Voltam atrás nas decisões, correm da raia, farrapam, trasigem demais. No primeiro aperto se cagam, feito esses caras da delação premiada. Vou ser grosso (que novidade!), não mais a honra da Máfia, hoje não gá nem a honra dos bandidos do passado.

Quero deixar bem claro que não estou me referindo somente aos políticos, mas a todos os setores da sociedade. Acho que aquela noção de caráter do passado acabou. Já era. É certo que a cidadania avançou, mas será queavançou mesmo? Como pode haver mesmo cidadania se nao há caráter? Nem honra. Nem dignidade. Como há cidadania com a prevalência dos sem caráter total? Pegunto: como um sujeito pode ser um cidadão se não possui carater? É claro que não posso generalizar, sei que há exceções, mas é um percentual muito pequeno, às vezes penso que para enxergá-lo é preciso o telescópio Humble.

Estou deixando de assitir aos noticiários porque não aguentoa cara de pau dos noticiaristas mentindo, sonegando informações, enganando, fingindo, fazendo o jogo do mercado.

Não ha mais tampa de crush. Mas algo me dá esperança: a juventude. Sim, a juventude porque rasga a fantasia de muitocoroa farsante, de cqabo a rabo. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/11/2015
Código do texto: T5438184
Classificação de conteúdo: seguro