Amélia que era mulher de verdade.
Amélia que era mulher de verdade?
Você está perguntando ou afirmando?
Estou afirmando: Amélia que era mulher de verdade.

Erroneamente e absurdamente, Amélia se transformou no estereotipo da mulher voltada apenas para os afazeres domésticos, resignada e submissa ao marido.
Para os mais novos que não conhecem a canção e a história de Amélia vale uma resenha:
A música “Ai! Que saudades da Amélia”, foi um dos mais belos sambas da história, composto por Mário Lago e Ataulfo Alves, em 1941.  (nasci bem depois disso tá, gente).
A Amélia, que inspirou o samba, existiu de verdade. Seu nome era Amélia Ferreira, uma lavadeira e faxineira que trabalhava na casa da cantora Aracy de Almeida, amiga de Mário Lago e Ataulfo Alves.
Era casada desde os 14 anos e sempre batalhou para sustentar os seus 13 filhos.  Mas, não era apenas uma dona de casa. Amélia ia ao cinema, divertia-se no carnaval sambando nos blocos carnavalescos da época, e o marido sempre a apoiava. Era uma mulher de bom humor e não se aborrecia com as trapaças e dissabores da vida.
 
A ideia de fazer um samba inspirado em Amélia surgiu de uma brincadeira. Nas rodas de amigos, sempre que o assunto era uma briguinha de casal, Mário Lago gostava de ouvir o amigo Altamir de Almeida, irmão de Aracy de Almeida, dizer que “Amélia que era mulher de verdade, lavava, cozinhava e não reclamava”.
Mário Lago logo percebeu que essa frase que o amigo gostava de repetir daria uma bela letra de samba. Fez a letra e mostrou ao amigo Ataulfo Alves que fez a música. E assim surgiu o maior sucesso do carnaval de 1942, uma bela e simples homenagem a uma mulher com uma grande história de vida e de luta.
Mais tarde a canção foi gravada também por outros cantores como Demônios da Garoa, Roberto Carlos e outros.
 
O belo samba, “Ai! Que saudades da Amélia”, exalta a “mulher de verdade”, aquela que batalha de cabeça erguida contra todos os obstáculos da vida. 
Como disse, erroneamente e absurdamente, o samba de Mário Lago e Ataulfo Alves virou símbolo da “mulher submissa”, a mulher que vive para lavar, passar, cozinhar e satisfazer os caprichos do marido.
Uma injustiça e tanto com uma das mais belas homenagens que o samba já fez para a mulher brasileira.
 
Temos, muitas de nós, um pouco de Amélia dentro do peito, senão uma Amélia inteira. Com uma tripla ou quádrupla jornada, trabalhamos, cuidamos da casa, da família e ainda temos tempo para nos divertirmos.
 
Já li comentários e ouvi pessoas dizerem: “Deixa de ser Amélia”, ou, “Não vá virar uma Amélia”.

Recentemente uma socialite famosa (famosa?) disse, com desdém, a uma entrevistada em seu programa: "Não me diga que você é uma daquelas mulheres Amélia"?
 
Mas, Amélia que era mulher de verdade. 

 

Conta um sobrinho de Amélia que ela morreu bem velhinha, mas lúcida e muito alegre. Depois que o marido faleceu passou a sustentar seus filhos sozinha e ainda sobrava tempo para ajudar as pessoas. Perdeu filhos e netos, mas sempre se manteve forte mesmo nas piores dores de sua vida.


Imagem: Google 
Música: https://www.youtube.com/watch?v=oeQLaS7-9ug
Fonte: http://www.jornalistaclaudioferreira.com.br/2011/08/voce-e-uma-mulher-amelia.html
Suzana França
Enviado por Suzana França em 06/11/2015
Código do texto: T5439526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.